Há menos de um ano, o Oculto instalou-se discreto numa galeria subterrânea do hotel The Lince Santa Clara, entre robustas paredes de pedra, pilares reforçados a betão e belíssimas abóbadas em tijolo. O local – no antigo Mosteiro de Santa Clara, debruçado sobre a foz do rio Ave – inspirou a experiência imersiva criada por Vítor Matos e Hugo Rocha. A dupla conduz a cozinha do Oculto sustentada numa relação de amizade com mais de uma década, que permite ao trabalho a quatro mãos fluir naturalmente, complementando-se. Uma dinâmica que ambos reconhecem como um dos fatores que contribuíram para o sucesso do projeto, e a conquista da estrela Michelin. “Desde o primeiro dia, vi logo que era este o nosso caminho”, revela Vítor Matos. “Sabíamos que tínhamos todo o potencial”, reforça Hugo Rocha. Só não esperavam que viesse tão cedo.

Oculto.(Fotografia de Adelino Meireles)
Mas “as estrelas alinharam-se”, reconhece o chef: o lugar, as ideias, o produto disponível e a “liberdade criativa para criar um espaço único”, realça Vítor Matos – na edição deste ano do Guia Michelin, o chef arrecadou duas novas estrelas, uma delas no Oculto.
No centro do projeto está uma oferta de fine dining descomplicada, uma “cozinha clássica e elegante”, de “respeito profundo pelo mar e pelos vegetais da região”, que brilham em dois menus de degustação: o Flora, com cinco momentos vegetarianos, e o Imersão, de cinco ou oito momentos de epopeia marítima. “A cozinha do Oculto é muito especial, muito focada no peixe e no marisco, que são produtos que gostamos de trabalhar, mas também por estarmos muito próximos de comunidades piscatórias como Angeiras, Vila Chã e as Caxinas, quisemos honrar todas estas pessoas”, explica Hugo Rocha, ressaltando ainda que “a experiência não é só a comida, é toda a envolvente. O espaço é lindíssimo e o serviço de sala é muito pessoal e descontraído”.
No final do mês, haverá alterações, próprias da estação, que prometem trazer mais verduras da época a ambos os menus.

Oculto (Fotografia de Adelino Meireles)
Oculto
Largo Dom Afonso Sanches, Vila do Conde
Tel.: 252 035 300
Web: thelincehotels.com/santaclara
Aberto ao jantar (19h30 ou 21h30). Encerra ao domingo e segunda-feira.
Menu de degustação a partir de 120 euros por pessoa (sem harmonização vínica)