No novo restaurante Oven a Índia e o Nepal estão a um forno de distância

O restaurante Oven funde as gastronomias nepalesa e indiana. (Fotografia: DR)
Hari Chapagain faz comida indiana e nepalesa num forno especial, construído propositadamente para o seu novo restaurante Oven, na Baixa de Lisboa.

O forno “Tandoor”, construído à mão em barro e e cobre propositadamente para encaixar a meio da cozinha, é uma das estrelas do Oven, o novo restaurante indiano da Baixa de Lisboa. À frente do projeto está o jovem chef Hari Chapagain, que concretizou o sonho de ter um projeto de autor. Através do forno, dá corpo a uma interessante (e saborosa) fusão da Índia e do Nepal, honrando o receituário tradicional destes países com uma abordagem moderna.

Hari saiu do Nepal com 22 anos, indo ao encontro de oportunidades na Europa. Dividiu alguns anos entre Portugal e Espanha (onde a família natural de Kathmandu se fixou) e entregou-se à cozinha, que seguiu por vocação, aprendendo e experimentando novas técnicas em diversos restaurantes. Depois de conhecer Lisboa como a capital cosmopolita e gastronómica que é, decidiu fixar-se e materializar o sonho que há muito acalentava.

A decoração do espaço é representativa do olhar inovador com que Hari Chapagain encara a cozinha indiana e nepalesa. Assenta em cores e texturas fortes, é certo, mas com um ar contemporâneo e sofisticado, traduzido em grandes candeeiros dourados no teto, painéis de madeira e pinturas artísticas. O menu segue a mesma simbiose entre tradição e atualidade, propondo, como couvert, fatias de pão hann cozido no tal forno capaz de atingir os 400 graus.

A carta é vasta, e para quem não está habituado à comida oriental, requer uma leitura pormenorizada. Nas entradas vale a pena provar a chicken safari – frango marinado com iogurte, hortelã e ervas nepalesas e grelhado no Tandoor. Das entradas especiais feitas no forno, Hari destaca a rack of lamb, costela de porco marinada com especiarias nepalesas. Como alternativa, também há camarão, peixe e salmão marinados, além dos famosos dumplings.

Do menu, o chef sugere ainda os suculentos chicken tikka, lamb shank (pernil de borrego com toque de natas e especiarias) e tandoori chicken (frango grelhado com ervas indianas e especiarias. Para acompanhar a refeição, há bebidas à base de iogurte, limonada e cervejas indianas, cocktails de autor com especiarias e vinhos portugueses. Entre as sobremesas são de provar a kulfi (manga, pistachio e chocolate) e a gulab jamun (pastel indiano com manga fatiada).


Menu Infantil
As crianças também podem experimentar os sabores orientais em duas opções. Os chicken nuggtes vêm com batata frita e arroz e o chicken tikka masala é feito com caju, amêndoa, molho tradicional e arroz.


 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend