No novo restaurante italiano de Lisboa há pizza de sardinha para os Santos Populares

A piza de sardinha chama-se piza Santo António. (Fotografia: DR)
Inspirado em Santo António - o padre franciscano nascido em Lisboa e que passou parte da vida em Pádua, Itália - o novo restaurante Veramente - Pizza & Vino lançou uma pizza de sardinha, para dar sabor aos Santos Populares.

Santo António, o “santo popular” em honra do qual os lisboetas saem à rua na noite de 12 para 13 de junho, nasceu em Lisboa em 1195 e viveu um período em Pádua, Itália, onde veio a morrer em 1231. Inspirado por este facto histórico, Igor Penna, dono e pizzaiolo responsável pela cozinha do restaurante Veramente – Pizza & Vino, em São Bento, teve a ideia de criar uma pizza especial para os Santos Populares. E ela aí está – uma piza de sardinha e pimento verde, a lembrar os fogareiros dos arraiais.

Esta criação original, de estilo napolitano, é composta por sardinha desfiada, queijo mozzarella fior di latte, pimento verde, tomate cherry, ricotta e manjericão. Custa 9,50 euros e vai estar disponível na carta do restaurante entre os dias 11 e 20 de junho, para assinalar a quadra dos Santos Populares. Os mais céticos poderão torcer o nariz, mas a sardinha, além de ser temperada com limão, é desfiada no tamanho e doses certas (sem espinhas), o que dá à piza um sabor leve.

(Fotografia de José Frade)

A piza Santo António pode ser um bom pretexto para ficar a conhecer a carta do Veramente – Pizza & Vino, que aposta tudo nas pizas (tem apenas duas lasanhas, de carne e vegetariana). As pizas são do estilo napolitano – conhecido pela massa de rebordo alto e de fácil digestão – e feitas em forno de pedra com massa de longa fermentação (entre 36 a 48h), à base de farinha branca e integral. Na carta, dividem-se entre clássicas (com molho de tomate) e brancas (com base de queijo).

Na sexta-feira, 11, os Santos Populares festejam-se com um bar pop-up da Aperol Spritz, com a bebida a preço especial e outros cocktails, e oferta de focaccia e petiscos.

Quem visitar hoje o espaço encontrará novos sabores, uma vez que o menu foi atualizado no dia 14 de maio (o restaurante abriu na primeira fase do desconfinamento, em abril). Das mais conhecidas às mais originais, destaca-se a piza Degli Amici, de formato retangular, próprio para partilhar entre várias pessoas, e cuja composição de ingredientes pode ser personalizada. Numa vertente mais económica, o espaço tem também um menu do dia (prato, bebida e café), disponível ao almoço e ao jantar, por 12 euros.

Para entrada, a carta do Veramente – Pizza & Vino propõe uma grande variedade de queijos, burratas e enchidos, acompanhados de pão artesanal feito todos os dias no local. A melhor forma de provar estes produtos é pedindo uma tábua para partilhar, e que chega à mesa com mortadela, prosciutto, parma, spec, spinete picante, grana padano, gorgonzola DOP, compota de figo, burrata e focaccia.

Os produtos italianos de qualidade são a pedra de toque da cozinha de Igor Penna. É o caso dos queijos e enchidos, da burrata e do molho de tomate. Já para se abastecer de legumes, verduras, frutas e compotas (como a de figo que vem normalmente na tábua), o responsável compra no mercado português. Equilibrada entre Portugal e Itália é também a carta de vinhos, que conta com cerca de 20 referências. Já nas sobremesas, destaca-se o tiramisu que chega à mesa desmontado. A ideia é que cada cliente monte a sobremesa ao seu gosto.

A equipa do restaurante. (Fotografia de José Frade)

Igor Penna, 37 anos, é natural de Marano Ticino, na Província de Novara (em Piemonte) e começou a trabalhar aos 24 anos na pizaria de um amigo, em Itália. Teve propostas de trabalho na Alemanha e em Inglaterra, mas escolheu vir para Portugal depois de visitar o país, com amigos, no verão de 2018, desafiado por uma prima que cá estudava. Depois de se fixar no final desse ano, trabalhou como pizzaiolo e consultor na área da importação de produtos italianos, até querer fundar um projeto próprio, num espaço com o qual se identificasse.

Igor lançou-se na criação do Veramente – Pizza & Vino, não apenas como um restaurante de pizas, “mas sim um espaço simples, informal e acolhedor onde se pudesse viver o verdadeiro espírito de Itália, almoçar de forma prática, beber tranquilamente um vinho durante a tarde ou reunir os amigos para jantar”, diz. À tarde, entre as 15h e as 19h, a cozinha encerra, mas pode-se pedir petiscos para ficar a ver o tempo passar sentado na esplanada.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend