No novo menu de Lisboa, é o público que decide os pratos da semana

Dois restaurantes do Chiado juntaram-se para criar um novo menu com entrega e takeaway. Mas neste Quarantine Challenge, que une o The Art Gate e o Ofício, é o público quem escolhe, nas redes sociais, os pratos da semana.

Numa altura em que a restauração vive momentos difíceis, esta é mais um exemplo de reinvenção e uma forma criativa e interativa de estreitar a ligação entre restaurantes e comensais. Chama-se Quarantine Challenge e é a nova parceria entre duas casas lisboetas e vizinhas, situadas lado a lado no Chiado, juntando o fine dining do The Art Gate com a matriz mais tradicional do Ofício. A liderar ambas as cozinhas está Hugo Candeias, o chef que esteve quatro anos à frente do Hoja Santa, de Albert Adriá, detentor de uma estrela Michelin em Barcelona.

Na prática, a premissa é simples. Um novo menu com entregas ao domicílio e takeaway é criado todas as semanas, com a ajuda preciosa do público nas redes sociais. Todas as segundas-feiras, são lançadas várias perguntas nas contas do Instagram dos dois restaurantes, alusivas a certos ingredientes ou métodos de confeção. As respostas dos seguidores vai ser decisiva na construção do menu semanal, revelado às terças-feiras. Depois, basta escolher os pratos à carta e encomendar até quinta ao final do dia. O menu está disponível de sexta-feira a domingo.

Todas as semanas, o público ajuda a criar a carta deste Quarantine Challenge. (Fotos: DR)

O pudim flan com baunilha já foi uma das sobremesas do menu.

Nas primeiras duas semanas do projeto, entraram no Quarantine Challenge entradas como moelas “quase” à portuguesa (10€), baby gem com molho Caesar, parmesão e pele de frango crocante (7€) ou recheio de santola em tostas de trigo barbela (16€). Nos pratos principais, apostou-se ora numas bochechas de porco guisadas (16€), na raia em papelote com cenoura, alho francês e molho holandês (24€), no tamboril em manteiga e molho de pinhões (27€) ou nums ribs com molho barbecue picante (18€), por exemplo.

Quanto aos doces, os seguidores do Instagram levaram à inclusão do pudim flan com baunilha (5€), da tarte de amêndoa (6€ a fatia) e da tarte de queijo ao estilo basco (25€, 1,2kg), entre outros. À semelhança dos pratos, também a carta de vinhos muda todas as semanas, alimentada pelas garrafeiras dos dois restaurantes.

O chef Hugo Candeias lidera este novo projeto gastronómico.

As entregas do Quarantine Challenge fazem-se no concelho de Lisboa, com serviço próprio. Já o drive-thru faz-se na morada do The Art Gate, o espaço híbrido que junta restaurante, galeria de arte e alojamento, no Largo da Trindade. Para qualquer caso, funciona entre as 19h e as 21h30 de sexta e as 12h e as 15h de sábado e domingo. Saiba mais no Instagram do The Art Gate e do Ofício.




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