A tradição nota-se em detalhes como as pequenas caçarolas que servem os mais de vinte petiscos alentejanos. Ou nos jarros de barro onde é servido o vinho da casa – mas há também uma lista com mais de cem referências vínicas da região. O Intimista chegou a Lisboa e trouxe consigo os sabores da cozinha tradicional alentejana, ora com os clássicos, ora através de propostas menos óbvias.
Se a ideia for juntar amigos ou família à mesa, a opção Roda Alentejana permite combinações de seis petiscos. A escolha é variada, passando por pezinhos de coentrada, carne de porco à alentejana, favas com entrecosto, migas com chouriço, carne de alguidar.
Mas à mesa do Intimista também há espaço para pratos com porções maiores. O porco preto ibérico está em destaque na carta do restaurante, em várias versões e cortes. Seja nos lagartos com açorda de coentros, em espetadas em pau de louro, em rolinhos com ameixa de Elvas e maçã ou com bochechas confitadas em vinho tinto. O cozido, é também servido na versão alentejana, com grão e borrego.
Na carta há ainda quatro pratos vegetarianos, e o peixe também se senta à mesa. Quer seja numa clássica sopa de cação ou com um bacalhau dourado, versão alentejana do Brás, mais húmido, com mais ovo e acompanhado de azeitona triturada. O remate final pode ser dado com uma tradicional sericaia com ameixa de Elvas, à boa maneira alentejana.
Longitude : -9.155323199999998
Leia também:
Uma rua de Lisboa com vários sabores e poderes curativos
5 programas até 10 euros para o Dia dos Namorados em Lisboa
5 balcões para comer sozinho em Lisboa