No lisboeta Libertà, o final de tarde celebra-se com aperitivo à italiana

O menu "Aperitivo" do Libertà serve-se entre as 16h e as 19h, todos os dias, em Lisboa. (Fotografia de Joana Freitas)
Restaurante liderado pelo chef Silvio Armanni na Rua Rodrigues Sampaio lançou, esta primavera, o menu “Aperitivo”, disponível todos os dias entre as 16h e as 19h. O hábito italiano de petiscar antes de jantar leva à Avenida cocktails como o famoso Spritz, acompanhados por queijos e charcutaria.

A esquina mais italiana da Rua Rodrigues Sampaio, a dois passos da Avenida da Liberdade, em Lisboa, ganhou, esta primavera, novos motivos de visita: um menu de aperitivos disponível todos os dias entre as 16h e as 19h para fomentar o hábito italiano de comer qualquer coisa antes de jantar. Acontece no Libertà, restaurante comandado pelo chef Silvio Armanni e que há um ano e meio abriu portas com a missão de abrir horizontes no que respeita a comida italiana.

As três horas do menu “Aperitivo” trazem cocktails como o já conhecido Spritz, mas também o negroni clássico e um prosecco DOCG. Em alternativa, há vinho a copo, gin tónico e cervejas. A aposta na comida faz-se em pequenas doses, como a tavolozza – tábua de queijos e charcutaria italiana -, azeitonas sicilianas, churros de polenta com queijo pecorino e molho de pimento assado, picles caseiros de vegetais ou focaccia di Recco com queijo crescenza.

O chef Silvio Armanni. (Fotografia de Joana Freitas)

Nos doces, há bolo do dia e affogato, um gelado de avelã servido dentro de um shot de café expresso. Em paralelo, o chef Silvio Armanni tem para dar a conhecer alguns pratos novos no menu. Em destaque, nos pratos principais, está o porco preto braseado com cebolas roxas caramelizadas, legumes biológicos, molho de mostarda e vinho Madeira e vinagre balsâmico de Módena DOP 12 anos. Novo é também o spaghetti com gambas e molho de marisco, para dividir.

“Recorrendo aos melhores produtos locais e a alguns que chegam de Itália, quero mostrar a riqueza da verdadeira gastronomia italiana. Por exemplo, sirvo aqui uma pasta, a casoncelli, que só existe na região de Bergamo, de onde sou natural. Mas também faço um prato com porco preto alentejano. São essas nuances de referências e de sabores que diferenciam o Libertà e mostram a autenticidade da gastronomia do meu país servida cá”, diz o chef.

(Fotografia de Joana Freitas)

Nascido em Bergamo há 40 anos, Silvio Armanni conta com mais de 15 de experiência na área da restauração, tendo passado pelo Luca Fantin, em Tóquio, e pelo Michelin Octavium, em Hong Kong. A seu lado na cozinha – visível tanto da sala como das esplanadas do restaurante – tem a chef pasteleira Sílvia Traina, que propõe, por exemplo, uma sobremesa à base de massa folhada caseira, natas batidas com baunilha, creme de pasteleiro italiano, gel de fambroesa, morango e gengibre e morangos frescos. Quem for adepto de um clássico pode optar pelo tiramisú.

 

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Rodrigues Sampaio, 39, Lisboa (Avenida)
Telefone
213541182
Horário
Das 12h às 15h30 e das 16h às 22h15. Encerra domingo e segunda.
Custo
(€€) Preço médio: 35-40 euros.


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend