No Cantinho Tio Júlio, em Guimarães, há comida de tacho e pregos no pão

Os pregos no pão são famosos no Cantinho Tio Júlio em Guimarães. (Fotografia de Pedro Correia/GI).
O legado de uma das tascas mais conhecidas de Guimarães passou para o Cantinho Tio Júlio, um restaurante onde aos afamados pregos se junta comida de tacho, caseira, em doses generosas e a preços simpáticos.

Existe a Tasquinha Tio Júlio e o Cantinho Tio Júlio. A primeira, na rua de Couros, é há 40 anos morada de um famoso prego no pão, poiso de locais e forasteiros e lugar de convívio dos adeptos do Vitória, mas onde qualquer outra cor é igualmente bem-vinda. O segundo é o legado passado de geração.

Ao comando do Cantinho está o filho do “Tio Júlio”, Marco Novais, que cresceu atrás do balcão do negócio de família e decidiu abrir um espaço seu, homenageando o pai. “Não me via a fazer outra coisa. Cresci dentro do café, era quase impossível fugir a isto”, diz. Aqui também há prego no pão. A carne é a mesma, bife do lombo tenro e suculento, e a preparação segue os trâmites da casa-mãe. Muda o queijo e há também uma versão mais inusitada, em pão pita, com alface, ovo e um molho especial.

(Fotografia de Pedro Correia/GI)

“Também usamos essa carne para fazer comida de prato”, realça Marco. Esse “trunfo”, como lhe chama, é protagonista no bife três pimentas e no de cogumelos, por exemplo. Da carta, forte em petiscos como os “revueltos” de gambas, a chouriça assada, as moelas e o picadinho à Júlio, destaca-se ainda a alheira com redução de frutos vermelhos – a mesma usada na sangria e no cheesecake – e também o naco de boi grelhado, com grelos e batata a murro, que empata na predileção dos clientes com o bacalhau com broa.

Quase a fazer quatro anos no topo da Avenida D. Afonso Henriques, chegar ao Cantinho a pé, desde o centro da cidade, promete abrir o apetite. E ainda bem, pois já soma elogios por conta do convidativo menu de almoço.
Todos os dias há dois pratos à escolha. À sexta, pode-se sempre contar com o arroz de pato e o bacalhau com natas.

(Fotografia de Pedro Correia/GI)

No resto da semana, as sugestões vão variando – bacalhau no forno, lulas estufadas, tripas à moda do Porto, lasanha,… – conforme a inspiração do cozinheiro, Filipe Fernandes, guardião de uma receita de rabanadas passada pela avó, e que a cada passo aparecem entre as sobremesas. “São as melhores rabanadas que se pode comer”, garante Marco. O carinho e o orgulho do legado que Marco herdou do pai é evidente mal se entra na sala, onde sobressai um grande retrato do Tio Júlio, na tasquinha onde tudo começou.

 


Novidades no outono
Em outubro entra uma nova carta, que promete trazer mais petiscos, um novo prego e uma aposta nos hambúrgueres.


 

O MENU

Menu do dia… 8 euros
Inclui pão, sopa, prato, bebida, sobremesa e café.
Especialidades: Prego no pão, naco grelhado, bife três pimentas, bacalhau com broa.
Sobremesas: Cheesecake, leite-creme, mousse de chocolate, rabanadas.

(Fotografia de Pedro Correia/GI)

Cantinho Tio Júlio
Avenida Dom Afonso Henriques, 917, Guimarães
Tel.: 253553194
Web: Cantinho Tio Júlio.
Das 12h às 14h30 e das 19h30 às 22h. Sexta e sábado até às 22h30. Encerra ao domingo e segunda-feira ao jantar.
Preço médio: 17 euros (à carta).




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend