No Blss U, no Porto, há um chef virtuoso que gosta de arriscar

Bochecha de porco preto com arroz de forno e carqueja (Fotografia: DR)
No coração histórico e turístico do Porto nasceu o Blss U, restaurante que se metamorfoseia em ponto de partida da noite, com uma carta criativa - onde um chef, Xavier Oliveira, casa tradições gastronómicas em roupagens inesperadas.

“Gastro club” nascido no Sé Catedral Hotel Porto, Tapestry Collection by Hilton, o Blss U tem curadoria de Miguel Rocha Vieira e criações de Xavier Oliveira, chef de Santa Maria da Feira que, além da Invicta, já andou por cozinhas em Albufeira, Troia e Vila Nova de Gaia, em hotéis, cruzeiros, restaurantes.

O Blss U abre portas ao almoço, mas é pela noite que se agita, com espaço e música para dançar. O conceito gastronómico assenta nos sete pecados capitais (a carta assinala as propostas mais dadas à avareza, preguiça, orgulho, etc.) e navega num dilema. Um bom dilema. Por um lado, troca as voltas ao que se pensa quando se pensa em alguns pratos clássicos. Por outro, retém com talento um conjunto sabores lusos de antanho. Caso, por exemplo, dos croquetes com arroz de pato, feitos com técnica italiana, sabor a fumeiro, revestido com presunto de magret de pato. Ou, ainda mais flagrante, Uma Francesinha “Meio Asiática”, os enchidos familiares vertidos num “hot roll” asiático, seguro por alga nori e panko e encimado com maionese de enchidos – come-se com pauzinhos e mergulha-se no molho portuense.

A oferta de peixe inclui um aveludado À Moda do Porto, inspirando-se nas tripas à moda da cidade, em que os protagonistas são a feijoada de feijoca de sete anos e a plenitude do bacalhau fresco – lombo, tripas, bochechas, línguas, pele (esta crocante) –, tudo salpicado com óleo de enchidos. Na carne, atente-se às invernosas bochechas de porco preto glaceadas, com cremoso arroz de forno e carqueja.

(Fotografia: DR)

Não menos pecaminosa, a lista de sobremesas é liderada pelas rabanadas poveiras flamejadas, numa cama de pequenos pedaços de pera bêbeda e sementes de sésamo tostadas; e pelo delicioso e complexo brownie de chocolate negro com mousse de miso e caramelo salgado, que chega à mesa sob a forma de um vistoso lingote de ouro.

No Blss U bebem-se vinhos de várias regiões portuguesas, mas também cocktails, com e sem álcool, entre clássicos e de autor, incluindo uma gama de “secretos” onde marca presença o Elixir, fresco mas intenso, confluência de gin, Antiqua, rúcula, sumos de ananás e lima, areia de laranja e alecrim.

Xavier Oliveira diz que “aqui queremos proporcionar às pessoas uma experiência de alta qualidade, gastronomia pura, fora da caixa, pratos diferentes, sem terem que pensar como é que se vão vestir, como agir”. Mais um bom dilema.

Uma Francesinha “Meio Asiática” (Fotografia: DR)

 

Blss U
Rua Chá, 52, Porto
Tel.: 913 831 589
Web: instagram.com/blss.u.porto
Das 12h às 15h30 e das 19h às 23h30. Não encerra
Preço médio: 37,50 euros (entrada, prato e sobremesa)



Ler mais







Send this to friend