No algarvio Domes Lake, o verão despede-se com carnes e sushi

As carnes confecionadas no fogo são um dos pilares do novo Blend Nikkei. (Fotografia: DR)
Aberto mesmo a clientes não hospedados no resort Domes Lake, em Vilamoura, o restaurante Blend Nikkei junta opções de churrascaria clássica com cozinha nikkei (fusão das cozinhas peruana e japonesa) e sushi, numa plataforma flutuante sobre um lado de água salgada. E vai estar aberto até o bom tempo algarvio permitir. No hotel, este verão trouxe mais novidades.

O chef Vítor Moreira chama-lhe uma “experiência gastronómica flutuante”, e com propriedade: afinal, o novo Blend Nikkei, estreado em julho, funciona sobre uma plataforma de madeira que flutua sobre o lago de água salgada do Domes Lake Resort – Autograph Collection, em Vilamoura. Apesar de existir uma sala com iluminação quente e intimista no interior, e também mais abrigada do vento, as mesas no rebordo da estrutura são as mais cobiçadas, dado que proporcionam uma vista desafogada sobre o cenário natural do hotel e as cores do entardecer.

É à mesa que os clientes se familiarizam com os três eixos gastronómicos do Blend Nikkei, um conceito que tem sido tendência um pouco por todo o mundo, segundo Xenofon Vidalis, um dos diretores-adjuntos de comidas e bebidas do hotel. Trata-se, no fundo, da combinação de opções de churrascaria clássica, com carne confecionada no fogo, com pratos da cozinha nikkei (que resultou da fusão entre as cozinhas peruana e japonesa) e ainda peças de sushi. O chef residente é Samuel Gabriel e assegura as confeções com mestria, na ausência de Vítor.

Uma das sugestões da equipa de sala é partilhar um combinado de sushi e sashimi com 40 peças – incluindo rolos de camarão e de salmão e de atum picante, por exemplo -, podendo dividir depois uma tábua de camarão XXL e wagyu com 15 dias de maturação. Segundo o chef Samuel, ambos são cozinhados num grelhador fechado, alimentado a carvão e capaz de atingir altas temperaturas. No caso da carne, este sistema permite que a carne grelhe bem por fora e se mantenha médio-mal passada no interior, o ponto ideal de consumo das carnes maturadas.

Os amantes da carne de raça japonesa wagyu, que no caso do Blend Nikkei é criada na Austrália, encontram ainda uma sugestão de diferentes formas de a trabalhar e servir, como por exemplo um nigiri flamejado com wasabi kisame e flor de sal; em uramaki com abacate, sriracha, handashi e azeite Monterosa; em tártaro com alcaparras e gema de codorna; e entrecôte. Nos casos em que ainda há espaço para sobremesas, a equipa do restaurante sugere o pastel de nata desconstruído e o arroz doce com leite de coco, pitaia e manga. O Blend Nikkei funcionará enquanto o bom tempo o permitir, uma vez que tem muitas mesas no exterior, de sexta-feira a terça, das 18h30 às 22h30.

Deixando para trás os sabores da Ásia em direção à terra natal da marca Domes, a Grécia, os hóspedes encontram no restaurante Topos uma fusão entre as cozinhas grega e portuguesa, com especial incidência no que se come nas ilhas do Mar Egeu. Petiscos como kolokithikeftedes (patanisca grega de courgete, aioli de limão e açafrão) e lula recheada e pratos principais como polvo assado e linguini com camarão tigre são algumas das propostas do chef grego Dionisis Pliatsikas e de Vítor Moreira.

Junto das três piscinas do hotel estreou-se este verão o Estrella Pool Bar, em parceria com a marca grega Estrella World Street Food, conhecida por ter introduzido o conceito de brunch na Grécia. No menu destacam-se o prego do lombo em bolo do caco, tacos, opções vegan, ceviche e sobremesas de autor. Já os adultos que preferirem uma piscina mais sossegada, em exclusivo para eles, do outro lado do lago, encontram o Sora Food Truck, centrado no sushi acompanhado de champanhe e sumos naturais. A piscina tem cerca de 50 espreguiçadeiras e quatro camas, estando em funcionamento todos os dias, das 10h às 18h, e só serve almoços.

Enquanto o Gustatio, restaurante principal do Domes Lake Resort, apresenta sabores nacionais com um toque mediterrânico em formato buffet, no Raw Bar os clientes podem terminar a noite com cocktails de assinatura inspirados nas rotas migratórias das aves. “Cada cocktail conta uma história de intercâmbio cultural, utilizando ingredientes e técnicas de várias partes do mundo para criar sabores harmoniosos e intrigantes”, descreve o hotel em comunicado. O alojamento é feito em 192 quartos e suítes de inspiração mediterrânica, apoiados por ginásio, spa totalmente equipado e um passadiço de madeira de 1,2 quilómetros.

 

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Praia da Falésia
Telefone
289320700
Custo
() Preço: quarto duplo desde 344 euros/noite (com pequeno-almoço)


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend