Neste fim de semana há festa (e cozido à portuguesa) em Monção

Município de Monção acolhe festa de cariz popular com agricultura biológica em destaque. Fotografia: Igor Martins/GI
Comida caseira, com destaque para o cozido à portuguesa, música tradicional e atividades ao ar livre. Eis a proposta d' "O Campo em Festa", iniciativa de acesso livre que decorre, nos próximos sábado e domingo, no recinto do Senhor do Bonfim. A organização é da União de Freguesias de Anhões e Luzio, com apoio da Câmara Municipal de Monção.

Pedro Cachadinha, conhecido cantador ao desafio, é esperado na festa, que dá palco aos apaixonados pela música popular. Nesta primeira edição, o programa inclui atuações de grupos de bombos, concertinas, gaitas, rusgas e charangas portuguesas e galegas, e os visitantes ainda encontram expositores com produtos locais e regionais para venda.

“O Campo em Festa”, que se desenrola num cenário de montanha, teve o envolvimento das populações locais e das escolas do concelho. Ao evento associou-se a iniciativa “Produzir em modo biológico”, visando proporcionar aos visitantes refeições nutritivas e saudáveis, informam os organizadores. Para tal, a comunidade plantou couve-galega e batata, produziu chouriças caseiras e criou galinhas, porcos e uma vaca barrosã em liberdade, com alimentação natural.

Cozido à portuguesa com produtos locais é uma das maiores atrações d’ “O Campo em Festa”. Fotografia: DR

As reservas para saborear o cozido à portuguesa já encerraram – houve cerca de 1200 inscrições -, mas quem ficou de fora ainda pode ir ao balcão da organização tirar uma senha: 15 euros dão direito a uma travessa de barro alusiva ao evento, para guardar como recordação ou devolver, recebendo o cliente, nesse caso, 2 euros de volta.

Mais informações sobre o evento aqui.

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend