Os pratos de autor com café passam pelo Antiqvvm

A terceira edição da Nespresso Gourmet Weeks passou pelo restaurante de Vítor Matos. O menu está disponível até à próxima quinta-feira. Depois, visita mais cinco cozinhas espalhadas por Portugal.

O lavagante impunha-se no prato sobre uma fina gelatina de cor acobreada, cujos ingredientes davam o mote para o resto da refeição, delineada entre uma harmonização com vinhos do Porto e um componente comum a todas as criações: os cafés da Nespresso. Foi à mesa do Antiqvvm, no Porto, que foi lançado o terceiro menu da terceira edição da Nespresso Gourmet Weeks, evento que desafia chefs conceituados a criarem menus de degustação em torno do café, sempre com a ajuda de um chef convidado.

Esta edição, que teve início a 19 de abril à mesa do The Yeatman do chef Ricardo Costa, traz algumas novidades. Desde logo, a inclusão no seu roteiro do primeiro jantar fora do continente e à mesa do William, o restaurante do Belmond Reid’s Palace que conquistou a sua primeira estrela no Guia Michelin de 2017.

Cada menu integra a oferta do restaurante durante uma semana, sendo que os pratos criativos com café já foram servidos também no Casa de Chá da Boa Nova, de Rui Paula, e até à próxima quinta-feira, 4 de maio, estarão presentes no Antiqvvm, num menu assinado pelo chef Vítor Matos em parceria com o seu convidado Filipe Pinheiro, sub chef do restaurante do Hotel du Ville de Crissier, com três estrelas Michelin.

São seis pratos no total, de autoria intercalada entre os dois autores, e que se visitam sabores como os do lavagante servido com o seu tártaro, a raia com toucinho de porco bísaro ou o pombo, sempre envolvidos com as duas versões de café Nespresso disponibilizadas: as Exclusive Selection Kilimanjaro Peaberry e Nepal Lamjung. A viagem termina com uma prova das «pequenas jóias do chef», uma seleção de bombons de autor, e uma degustação das duas variedades de café.

O menu Nespresso Gourmet Weeks de Vítor Matos e Filipe Pinheiro pode ser provado até à próxima quinta-feira e tem o custo de 100 euros por pessoa. A próxima paragem das Nespresso Gourmet Weeks é o restaurante Pedro Lemos, já a partir de 4 de maio. Segue-se Lisboa, onde o evento irá passar pelo Feitoria de João Rodrigues, antes de rumar ao Henrique Leis, no Algarve. A ida inédita ao William, na Madeira, antecipa o evento final, à mesa do Alma, em Lisboa.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend