Na Puff Pastry Lovers, em Braga, tudo é feito com massa folhada

Puff Pastry Lovers (Fotografia: Miguel Pereira/GI)
Na Puff Pastry Lovers, Cláudia faz massa folhada artesanal que serve de base a bolos de aniversário deliciosos e criativos, sobremesas, e até pastéis e empadas.

O mil-folhas conventual, com uma camada de doce de ovos moles e outra de creme fofo de ovos (mais leve e menos doce) com amêndoas laminadas torradas, é um dos best sellers da Puff Pastry Lovers. Foi a primeira combinação de sabores aperfeiçoada por Cláudia Silva, mas depressa se juntaram outras ao portefólio. Além do clássico, com recheio de creme de pasteleiro abaunilhado, existe ainda o silvestre – inspirado no seu bolo de casamento -, que leva doce de ovos moles, creme mascarpone e frutos vermelhos; o de mousse de chocolate belga e frutos vermelhos; e o contemporâneo, com duas camadas de cream cheese, raspas de lima e caramelo salgado. Mas na verdade, os recheios e coberturas podem ser combinados ao gosto do cliente.

 

Todas essas delícias têm por base a massa folhada artesanal que Cláudia faz de raiz, respeitando o método clássico francês, que exige a utilização de manteiga – a responsável pelo sabor característico da massa – e longos tempos de descanso, que ajudam no crescimento e na formação de folhas bem finas e delicadas. “Demoro mais ou menos um 24 horas a preparar a massa, porque tem de descansar várias vezes”, explica Cláudia. O que faz com que seja necessário encomendar os bolos com alguma antecedência. Os cremes também são feitos pela doceira, à semelhança da massa, com recurso a ingredientes naturais – livres de aditivos, corantes e conservantes.

 

O gosto pela pastelaria começou quando Cláudia estava a trabalhar em Lisboa, e para o primeiro aniversário do filho experimentou fazer um bolo de massa folhada. Acabou por fazer várias formações na capital e quando regressou a Braga – a sua terra de origem – decidiu avançar com um negócio. “Sempre tive o bichinho empreendedor”, confessa. Em março, abriu a pequena loja do Puff Pastry Lovers, numa casa que pertencia à família, onde os clientes podem ir levantar as encomendas, num horário combinado previamente.

A massa folhada também serve de base a salgados, como as empadas e pastéis de vários recheios: frango e pimentos; alheira e maçã; espinafres e queijo ricota. E há ainda uma especialidade natalícia que se tem revelado um sucesso, a Galette des Rois, um doce tradicional francês com recheio de amêndoa.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend