Na OPO Donuts, no Porto, o doce americano é para pegar e levar

Os donuts da OPO Donuts são caseiros, feitos com uma massa que leveda cerca de 12 horas. (Fotografia: Igor Martins/Global Imagens)
Um casal de brasileiros abriu a OPO Donuts, na Rua de Santa Catarina, com donuts caseiros feitos diariamente, em 12 gulosos sabores para experimentar.

Os donuts Apple Fritter – com geleia de maçã -, Maple Bacon – coberto com glacê de ácer e bacon – e Boston Cream – que junta creme de baunilha e cobertura de chocolate 55% – são as designações de alguns dos doces redondos bem conhecidos da cultura popular dos Estados Unidos da América, que, desde finais de junho, saem fresquinhos do número 834 da Rua de Santa Catarina.
Toda a confeção, desde a massa até às coberturas, está a cargo do casal de brasileiros Ariadna e Edric Gomes. Ela, chef de cozinha, ele ligado à área das Tecnologias de Informação, aterraram em Portugal há três anos, vindos de Florianópolis.

Na bagagem já vinha a sabedoria sobre como fazer o bolo, não tivesse o casal tido uma bem-sucedida loja de donuts no Brasil, entretanto encerrada. Ariadna e Edric, que por causa da pandemia não andavam assim tão felizes, decidiram empreender deste lado do oceano. A ideia era “trazer a referência dos donuts, e essa cultura mais americanizada de os comer de manhã”, partilha Ariadna. E, de facto, logo de manhã é o melhor momento para trincar os círculos fofos, já que a OPO Donuts, que não tem lugares sentados, funciona com “sold out”, o que significa que quando os bolos terminam, a loja fecha.

Não é difícil a montra ficar vazia, já que a leveza da massa, à base de farinha, leite e ovos, fermentada no frio durante cerca de 15 horas antes de ir a fritar, torna possível comer mais do que um sem se ficar enfartado. A receita, que tem vindo a ser aperfeiçoada pelo casal ao longo dos anos, foi orientada pela memória gustativa de Edric, que viveu nos EUA.

Além dos donuts já mencionados, os clientes podem encontrar o atual best-seller, o Dolce e Gbanana, com creme de chocolate branco, banana caramelizada e cobertura de doce de leite; o Homer, com chocolate rosa e sprinkles, numa clara referência ao donut preferido da personagem Homer Simpson; e o Jelly Bomb, recheado com compota de morango e polvilhado com açúcar em pó. Todos os dias, há 12 donuts diferentes para provar.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend