Nesta hamburgueria do Porto há de tudo, até lagosta

Nesta nova hamburgueria artesanal, com opções para todas as dietas, o menu e o espaço foram pensados ao pormenor por um portuense que já percorreu as cozinhas do mundo.

Uma longa lista de opções veganas, completas e saborosas não é algo que se espera encontrar numa hamburgueria que tem a carne de novilho como ingrediente principal. Mas no BB&L – Burguer Beef & Lobster, a realidade é mesmo essa.

O nome deixa transparecer as bases da carta, os hambúrgueres, a carne e a lagosta, também ela um produto que usualmente não se associa a este tipo de comida, mas que aqui brinda o menu numa única opção, o BBL Lobster Roll, um hambúrguer servido com picles, cebola roxa e molho tártaro.

Além deste, há mais de duas dezenas de hambúrgueres por onde escolher, de frango, novilho – que incluem opções com molho de Jack Daniel’s e ainda um secreto, que o chef garante ser impossível adivinhar – e nas opções cem por cento vegetais, certificadas pela Aliança Animal, há de tofu, cogumelos shiitake ou portobello. A completar a carta há ainda churrasco americano (Texas style), francesinhas e saladas, e seja qual fôr a decisão, é certo o prato chegar à mesa em doses generosas.

Feita a escolha, é tempo do «pensamento do dia» e o cliente é convidado a retirar um pedaço de papel de uma caixinha de latão, que contém mensagens capazes de fazer sorrir até os mais rezingões. «A primeira coisa que as pessoas fazem quando chegam a um restaurante é pegar no telemóvel. Assim têm um momento diferente, lêem a mensagem, riem-se e conversam», explica Nuno Santos.

É ele o dono e o chef desta hamburgueria, mas nem sempre está por cá. «Tenho outro projeto em Genebra, onde passo a maior parte do tempo», explica. Já lá vive há 12 anos, mas no currículo tem ainda passagens pelos EUA e pelo Reino Unido.

Agora, na cidade onde nasceu, abriu um espaço que se quer diferenciar pela qualidade da confeção e origem dos produtos, com uma carta que reflete as suas experiências e gostos pessoais. Nuno faz ainda questão de privilegiar os pequenos produtores e comerciantes locais, de onde chegam todos os dias os produtos frescos.

Na sua ausência é o sr. Artur quem gere o espaço, recebendo quem aqui entra e sugerindo esta ou outra especialidade da carta, a quem estiver indeciso ao percorrer a longa lista. Depois, é só refletir na mensagem que desenrolou do pequeno papel, ou naquelas que adornam as paredes da sala, esperar que chegue o prato e saborear uma refeição que enche a vista, a alma e a barriga.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Carnes de qualidade na nova steakhouse do Porto
O Macrobiótico: A nova cozinha saudável do Porto
Porto: Marisco fresco, cocktails e house no novo Nix Invicta




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend