Publicidade Continue a leitura a seguir

Na marisqueira Queda D’Água, em Odivelas, há mariscadas e rodízios a preços apelativos

Mariscada para dois no restaurante marisqueira Queda d’Água. (Fotografia de Reinaldo Rodrigues/GI).

Publicidade Continue a leitura a seguir

A uma segunda-feira à noite percebe-se como a Queda D’Água é uma meca para os amantes do marisco, pois se há muitas mesas reservadas, também as há de clientes espontâneos. Quem entra depara-se com um aquário borbulhante de sapateiras vivas, uma montra de peixe fresco e outra de marisco. Ao fundo da sala com capacidade para 100 pessoas, os tons azuis do novo mural desenhado por Styler (nome artístico de João Cavalheiro), qual fundo marinho.

À mesa, chegam rapidamente pão torrado e manteiga, e a partir daí há quem peça também presunto fatiado e um jarro de sangria de espumante branca ou tinta, em alternativa à cerveja. “Este conjunto já é um clássico para muitos clientes”, comenta Paulo Olival, um dos gerentes do restaurante. Quando abriu portas na urbanização Colinas do Cruzeiro a Queda D’Água foi uma pedrada no charco. Passados 12 anos, continua rainha e senhora, sem concorrência local que lhe seque a frescura.

(Fotografia de Reinaldo Rodrigues/GI)

Há quem escolha o marisco vendido ao quilo, mas a maioria vai para uma das várias mariscadas. Numa delas é possível dividir por duas pessoas (28,50 euros por adulto) sapateira recheada, gambas cozidas e fritas, búzios, burriés, gambas al ajillo, berbigão, gambinhas, mexilhão, açorda de gambas e amêijoas à Bulhão Pato. Na mariscada especial (39 euros por adulto), a composição repete-se, mas traz também percebes, ostras, navalheiras, lagosta ou lavagante.

Qualquer uma das opções permite, por um valor superior, entrar na onda do “rodízio” e tomar o gosto, de forma mais demorada, aos percebes das Berlengas (quando os há), à gamba frita de Madagáscar e à canilha e ostras da Ria Formosa. Para ocasiões especiais ou pequenas extravagâncias a Queda d’Água tem também travessas de caranguejo do Alasca, cuja carne, branca e tenra, é a sensação de ter o mar na boca. Na restante carta há arrozes, cataplanas e paelha e, nas carnes (bifes do lombo e vazia) o célebre prego em bolo do caco com manteiga de alho, “a sobremesa das marisqueiras”.

 

Takeaway e entregas
Além de vender em regime de takeaway, a marisqueira faz entregas pela UberEats e com recursos próprios até Alverca, Estoril e Cascais (mediante taxas adicionais). A mariscada Royal custa 99 euros e só está disponível para fora.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.