Publicidade Continue a leitura a seguir

Mira Mira: fashion dining sobre o Rio Douro

A esplanada do restaurante Mira Mira. (André Rolo/Global Imagens)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Cozinha de autor nutricionalmente equilibrada e cocktails sofisticados fazem parte da proposta do Mira Mira, o recente restaurante do World of Wine, em Vila Nova de Gaia. O espaço, que apresenta uma das mais exclusivas varandas deste quarteirão cultural, está integrado no segundo piso do edifício do Museu da Moda e dos Têxteis e essa ligação reflete-se, antes de mais, nos cocktails, como é o caso do Firenze Fiori, com Vermute Porto Croft Pink, licor Italicus di Bergamota, toranja, gin Ceder’s, de sabor floral e levemente adstringente, servido num copo a fazer lembrar um frasco de perfume. Já o A Single Man – cujo nome remete para o designer de personalidade enigmática Tom Ford, e para “A Single Man”, o seu primeiro filme enquanto realizador – foi uma tentativa de Pedro Duarte, mixologista do WOW, dar a provar que um cocktail sem álcool não tem que ser aborrecido. A bebida surpreende logo quando é servida, dentro de um cubo de vidro a fumegar. Lá dentro, surge um cocktail adocicado que abre com um travo a trufa, para logo deixar sobressair o paladar de especiarias como o cacau e a canela, envolvidas em Martini Floreale, chá preto e tónico de gengibre.

Beterraba com foie gras, avelã, gel de framboesa, Tzatziki. (Fotografia: André Rolo/Global Imagens)

Lombo de Novilho com Tramezzini, trufa, maionese de Dijon, sal dos Himalaias, batata-doce. (Fotografia: André Rolo/Global Imagens)

Polvo com puré de batata-doce, puré de pimento, crocante tinta de choco, esferas de azeite. (Fotografia: André Rolo/Global Imagens)

Noodles com soja, cogumelos. (Fotografia: André Rolo/Global Imagens)

Estes são apenas dois dos seis cocktails que, segundo o chef João Mesquita, casam bem as sugestões da carta, que seguem “uma cozinha mais saudável mas, mesmo assim, muito saborosa”, apoiada em matérias-primas nacionais e de época, apresentadas em bonitos empratamentos. O tramezzini de lombo de porco, servido com batata-doce frita, é um dos pratos mais consensuais, garante o chef, que já trabalhou em espaço como o DOC, DOP, Casa de Chá da Boa Nova e Antiqvvm.

Quem preferir peixe ou mesmo uma opção vegetariana, encontrará o tenro polvo, com puré de batata-doce, puré de pimento, crocante de tinta de choco e esferas de azeite, ou os saborosos noodles com soja e cogumelos. Pato, vitela e atum são outras das proteínas em destaque na carta. Das sobremesas, muito à base de fruta, destaca-se a refrescante e delicada Vacherin, com framboesa, líchia e lima keffir, e a Abacaxi, com a fruta caramelizada, sorbet de lima e manjericão.