Mercearia 100% Açores alivia saudades e faz viajar

Os laticínios são uma das apostas da mercearia 100% Açores. Fotografia: Maria João Gala/GI
A quinta-feira costuma ser o dia mais concorrido na 100% Açores, porque é quando as prateleiras são reabastecidas com produtos vindos do arquipélago. Mas a mercearia, criada por dois irmãos que deram aulas lá, também faz entregas na cidade e envios para todo o país.

Ana e Fernando Freixo são os rostos por detrás da mercearia 100% Açores, cuja especificidade está bem clara no nome. Nas prateleiras, tanto se encontra ananás e banana açorianos como mel, chá, biscoitos e outros doces, sem esquecer os queijos, enchidos, conservas, vinhos, licores, gins, cervejas e mesmo vodka. Os saudosos daquele arquipélago podem adquirir ali produtos tão carismáticos como as queijadas da Graciosa, as queijadas da avó (de Vila Franca do Campo), as bolachas de chocolate Mulata, os refrigerantes Kima, a laranjada Melo Abreu ou a manteiga Rainha do Pico.

Os irmãos Ana e Fernando Freixo.
Fotografia: Maria João Gala/GI

O mapa das nove ilhas, em destaque ao fundo da loja, alimenta conversas sobre os pontos fortes daquele território com “uma beleza fora de série”, que muitos portugueses ainda não descobriram. Os irmãos Ana e Fernando fizeram-no durante anos, à boleia da profissão: ela deu lá aulas de Matemática, ele de Educação Física. Regressados à Coimbra natal, abriram, há pouco mais de um ano, este espaço dominado pela madeira, tendo como inspiração as mercearias dos Açores, não propriamente grandes, mas bem apetrechadas.

Fotografia: Maria João Gala/GI

“São produtos muito bons, que já conhecíamos e consumíamos”, diz Ana, que só depois de abrir portas percebeu que havia tantos açorianos a viver na cidade – e na própria rua. Uns entram à procura de sabores que resgatam boas memórias; outros descobrem coisas que nem conheciam, como o queijo Ilha dos Mistérios, que é novidade. A boa notícia, para quem não queira ou não possa deslocar-se à loja, é que a dupla faz entregas gratuitas em Coimbra e arredores, para compras no valor mínimo de 10 euros, e envios para todo o lado. Já saíram dali encomendas para a Noruega, por exemplo.

Destino turístico

Ana e Fernando fazem questão de promover os Açores enquanto destino de sonho, sobretudo para quem aprecia a natureza. De bom grado partilham dicas sobre diversos lugares a visitar.

Fotografia: Maria João Gala/GI

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend