Tudo sobre o food court asiático do Martim Moniz

O Mercado Oriental abriu em frente à Praça do Martim Moniz, em Lisboa, com sete restaurantes, três deles de André Magalhães, chef da Taberna da Rua das Flores.

Pauzinhos, taças XL com caldos e tabuleiros. Desde outubro que o primeiro piso do supermercado Amanhecer-Oriental, se transformou no Mercado Oriental, uma nova zona de restauração dedicada a comida de rua asiática. A abertura passou despercebida a quem não anda pelas redondezas, mas a palavra parece ter corrido rapidamente, já que o espaço de 120 lugares enche aos almoços e, ainda mais, aos fins de semana. «Temos o primeiro restaurante sul-coreano aqui e também o primeiro de comida exclusivamente macaense», explica Joana Huang, responsável pelo Supermercado Amanhecer-Oriental e pelo novo mercado.

As obras para transformar o antigo armazém arrancaram em 2017 e terminaram já depois do verão passado, mas os contactos para preencher as sete bancas de comida começaram antes. Três destas pertencem a André Magalhães, chef que prefere ser tratado por taberneiro e que é o cérebro por detrás de um trio de “Tabernas”: a da Rua das Flores no Chiado; a Fina, no hotel Le Consulat; e agora a de Macau, no Mercado Oriental. «A Joana queria muito um espaço dedicado a baos e foi assim que acabei por abrir também o Bao Bar com os baos vietnamitas e o Kamakura, dedicado a sanduíches de panados japoneses», conta o taberneiro, que era já cliente habitual do supermercado asiático.

No Kamakura, as carnes são panadas com uma camada grossa de panko (pão ralado japonês). Depois são fritas em óleo quente e servidas entre duas fatias de pão de forma japonês ligeiramente torrado.

Além dos três projetos de André Magalhães, este Mercado Oriental faz-se valer de um restaurante de sushi, outro sul-coreano, um vietnamita – e ainda um de comida portuguesa, para quem dispensa os pauzinhos. O melhor? Quase todos os pratos asiáticos alternam entre os 6 e os 10 euros, preços que fazem justiça à filosofia de comida de rua.

Percorra a fotogaleria para ficar a conhecer estes restaurantes, com maior detalhe.

Leia também:

Comer com um dragão gigante no Martim Moniz
Já se sobe ao castelo de S. Jorge nas novas escadas rolantes
Soi: street food asiática para comer à mesa no Cais do Sodré




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend