Pizzaria Famiglia, em Leça do Balio, renova carta no quinto aniversário

A Pizzaria Famiglia fica no no espaço empresarial da Lionesa. (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)
A Pizzaria Famiglia, em leça do Balio (Matosinhos), assinala cinco anos com ampla renovação da carta.

Alinhada no comboio de empresas que preenche a Lionesa, em Leça do Balio, a Pizzaria Famiglia cumpre cinco anos em novembro. No início de 2022, passado o pior de uma pandemia que reduziu a atividade aos serviços mínimos, entrou-se num novo capítulo gravado em papel: o menu passou a ter a forma física de um jornal, que apresenta novas edições a cada mudança da carta. A ideia do jornal é assunto de família, aludindo ao passado de ardina do pai de Diogo Martins, sócio-gerente da pizaria e o homem que mete as mãos na massa e nas ideias.

O novo menu-jornal chegou com setembro e, segundo Diogo Martins, é prova de um “registo menos seguro”. De experiências feitas com prazer e seguindo a premissa de que “menos é mais”. Essas aventuras tomaram conta da carta, que da encarnação anterior manteve pouco mais do que as pizas clássicas – na Famiglia as pizas, cuidadas pela chef e pizzaiolla Inês Pereira, seguem a tradição romana, massa fina e crocante.

Com uma combinação de matérias-primas chegadas de Itália e produtos alinhados com a sazonalidade, encontram-se no menu coisas como manteiga de nduja (uma salsicha da Calábria) e húmus de beterraba no couvert. Entradas quentes como cogumelos eryngii salteados com espinafres, compota de cebola e gema de ovo flamejada; e frias como carpaccio de novilho com lascas de parmesão, rúcula, alcaparras e raspas de limão. Massas como fettuccine Amalfitana, com camarão, camarão tigre, pinças de lavagante, corvina, tomate cherry e caldo de marisco. Risotos como o de figo e gorgonzola com peito de pato, que tem amplo potencial para se tornar uma estrela da companhia. E sobremesas como a torta de laranja e mascarpone, rodeada de salada de citrinos e sorvete de limão. A carta de vinhos passeia por vários territórios mas preza sobretudo o Alentejo – o Encosta das Perdizes Reserva Tinto 2019 é uma escolha mais do que fiável.

De resto, mantém-se a aposta numa ideia de restaurante de conforto e para toda a família, com duas salas principais e uma privada (lotação até 14 pessoas), mais esplanada.

 

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua da Lionesa, 446, Edifício C29, Centro Empresarial da Lionesa, Leça do Balio
Telefone
229039018
Horário
Terça, das 12h às 15h30 e das 19h às 22h30; quarta a sábado das 12h às 22h30. Encerra ao domingo e segunda.
Custo
(€) Preço médio: 15 euros


Info
Cogumelos eryngii salteados: 8,75 euros; Carpaccio de novilho: 10,50 euros; Fettuccine amalfitana: 22,90 euros; Risotto de figo e gorgonzola 19,80 euros; Torta de laranja: 5,90 euros.
GPS
Latitude : 41.215335
Longitude : -8.623986000000059




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend