Matosinhos: neste restaurante junto à praia come-se bio

A mercearia-restaurante Grão de Bio. Fotografia: Igor Martins/Global Imagens )
Almoços saborosos, à base de produtos frescos e biológicos, são servidos todos os dias na Grão de Bio, que inclui uma mercearia.

A hora de almoço na Grão de Bio – Mercearia e Restaurante, um lugar «dois em um» decorado com linhas limpas e cores neutras a criar um ambiente moderno, é particularmente concorrida. Este espaço a dois passos da praia de Matosinhos, com pouco mais de um ano, conquistou sobretudo quem trabalha nas redondezas e procura uma refeição rápida, nutritiva e acessível, com a vantagem de haver sempre um menu com duas opções, uma delas vegetariana.

Fotografia: Igor Martins/Global Imagens

Ana Luísa Bonito privilegia os alimentos biológicos e de época, apresentando um receituário inclusivo – com a consultoria do chef Hélio Loureiro -, onde há bebidas vegetais e pão sem farinha de trigo. Ao pequeno-almoço ou ao lanche, sugere-se açaí na tigela, panquecas, papas de aveia ou uma das tostas. Já ao almoço, as sugestões do menu – que inclui sopa, bebida e fruta – são sempre uma surpresa. Tanto pode ser uma salada árabe com salmão grelhado ou ovo escalfado, como lasanha de cogumelos ou ragu de novilho. Seja o que for, os pratos chegam às mesas coloridos, cheios de sabor e em porções generosas. O brunch à carta é servido ao sábado.

Fotografia: Igor Martins/Global Imagens

Quanto à matéria-prima, tudo vem de perto. O peixe chega diretamente da Lota de Matosinhos e a carne marinhoa DOP é produzida pela família de Ana, entre Leiria e Aveiro. O restante – os legumes, as frutas e os secos – já estão na Grão de Bio. «O nosso supermercado é a nossa própria mercearia», diz Ana, referindo-se à área de mercearia biológica que ocupa cerca de metade do espaço, preenchida por frescos, massas, bolachas, papas, molhos, chás, especiarias, frutos secos. Um «dois em um» acolhedor onde dá vontade de ficar.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Novo bar de Matosinhos tem 15 torneiras de cerveja artesanal
Matosinhos: Comida tradicional em louça portuguesa
Matosinhos: Uma casa de francesinhas a dois passos da praia




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend