Matosinhos: bolos funcionais perto da praia

Fotografia: Leonel de Castro/Global Imagens
A decoração vistosa da Cake Funcional atrai o olhar, mas são os doces - sem farinha de trigo e açúcar refinado - que conquistam o estômago, a par de salgadinhos e almoços caseiros.

Cristiane Souza faz bolos apetitosos, brigadeiros, brownies e semifrios para quem, como ela, gosta de doces mas tem cuidado com o corpo, e dispensa a farinha de trigo e o açúcar refinado na dieta. Na pastelaria Cake Funcional, aberta em maio, na Avenida Serpa Pinto, Cristiane opta por farinhas com valor nutritivo mais interessante, como as de castanha, de linhaça, de amêndoa, de coco e de arroz. Da mesma forma, não utiliza açúcar branco refinado para fazer a doçaria, antes açúcar mascavado ou xylitol.

Estas são substituições que Cristiane começou a fazer há três anos, ainda vivia em Belém, estado do Pará, no Brasil. Adepta de exercício físico e de alimentação saudável, a belenense confessa que às vezes queria algo saboroso mas que, ao mesmo tempo, que lhe fizesse bem.

E assim se lançou no mundo da culinária funcional. Primeiro, cozinhava para a família, depois, para os muitos clientes do Instagram que durante um ano fizeram crescer o negócio. Em novembro do ano passado mudou-se para Portugal com as filhas e o marido, para «conhecer a família e o país».

Na mala trouxe o amor pelos bolos. Deu-lhe uma casa perto do mar e recheou-a com apontamentos delicados, como a parede de rosas atrás de um sofá framboesa, as mesas e as cadeiras desirmanadas cor de algodão-doce e os espelhos desalinhados com molduras antigas.

Um ambiente confortável para provar os doces e os salgados que ali também se fazem, com a ajuda de Isabela, a filha mais velha e «braço direito» de Cristiane. Todos os dias, espreitam da montra salgadinhos como rissóis, empadas, coxinhas com farinha de batata-doce, pão de queijo tradicional ou vegano e quiches.

As tapiocas são feitas na hora, com recheios caseiros, e ao almoço há sempre dois pratos, um dos quais vegano, que pode ser integrado no menu (a partir de 6,90 euros). Matcha, chai latte, água de coco e café bio acompanham tudo isto.

 

Cake Funcional
Avenida Serpa Pinto, 560.
Web: facebook.com/cakefuncional
Das 12h00 às 02h00.
Encerra ao domingo e à segunda.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend