Matosinhos: Abriu uma pizaria na Lionesa

A nova pizaria do centro empresarial, junto à Via Norte, é para todas as famílias: as que ali trabalham e as que vivem entre o Porto e a Maia. É sobretudo um lugar para se comer devagar, a saborear um ambiente de aconchego.

A nova pizaria do centro empresarial da Lionesa tem, à partida, mais de 3500 potenciais clientes, entre todos os que ali trabalham, em empresas de base tecnológica. Mas a sala – ou salas, já em que há mais mesas num mezanino – não combina com um restaurante de almoços rápidos. Neste lugar que acaba de abrir, há móveis antigos de madeira, espaço entre as mesas com cadeiras desirmanadas e muita luz natural a entrar pelas paredes de vidro. A vista dá para murais de arte urbana e há ainda o nome: Famiglia.

Esta é uma pizaria para todos os que frequentam a Lionesa, em trabalho ou para visitar os seus espaços de diversão, e ainda para todos os que passam ali na Via Norte, junto ao mosteiro de Leça do Balio, entre o Porto, Matosinhos e a Maia. «Quisemos trazer um pouco da experiência da Baixa do Porto para as pessoas que aqui residem e trabalham», resume Diogo Martins, gestor do projeto que pertence à brasileira Regina Raab, há muito radicada no Porto, que tem com o marido outro espaço na Lionesa, o restaurante Usina.

Foi a herança italiana de Regina que determinou a carta cheia de sabores ligados à terra e ao mar, só com produtos frescos, porque o restaurante nem sequer tem armazém e os tomates para o dia estão ali mesmo no balcão. Na cozinha, a chef Márcia Teixeira e o pizaiolo romeno Marius Sorescu executam uma carta que inclui uma dúzia de pizas de massa fina e crocante das clássicas às mais originais (como a Zucca, com abóbora assada e alecrim), quatro risotos, incluindo um de mexilhão e aipo, e ainda uma boa seleção de sobremesas de inspiração italiana, como pannacotta, tiramisú, mousse de chocolate com café e café affogato.

Mas porque aquele lugar é de negócios e trabalho, a Famiglia tem serviço de take-away e abre à tarde, das 15h00 às 18h00, para quem quiser ir almoçar fora de horas ou levar clientes a petiscar. Servem-se pizas, tábuas de queijos e enchidos e vinho a copo.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também

Arte urbana de norte a sul: pintámos-lhe um roteiro
Conhecer Matosinhos num roteiro pela arte
10 pizarias para conhecer no Porto no Dia Mundial da Piza




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend