Matosinhos: abriu um novo restaurante a dois passos da praia

Miguel e Carolina sempre desejaram ter um restaurante que fosse a extensão de sua casa. Abriram o Cisma em novembro, a dois passos da praia de Matosinhos e com uma carta de sabores sazonais.

Miguel Ferreira e Carolina Sá deixaram as carreiras na engenharia civil para concretizar um sonho de longa data. «Andámos anos a pensar no nosso restaurante», admite Miguel. Tanto cismaram que em novembro o projeto saiu do papel e ganhou uma casa, a dois passos da praia de Matosinhos. As paredes envidraçadas – que no verão abrem para uma agradável esplanada – deixam ver o ambiente intimista, em tons de verde-água, do interior. Lá dentro, a carta é inquieta como eles: muda a cada 15 dias, de acordo com os gostos do casal e a sazonalidade dos produtos.«Gostámos de procurar receitas inovadoras e descobrir formas diferentes de usar os ingredientes», refere Miguel.

Há opções para qualquer hora do dia, a começar com as panquecas, smoothiebowls, scones, torradas e omeletes especiais – «são feitas com ovos de galinhas autóctones portuguesas e criadas ao ar livre», explica Miguel. Para petiscar, há um prego no pão com cebolada, um cogumelo portobello panado com maionese e alho tostado ou um cheesecake salgado de queijo de cabra, com pão de pimenta preta, mel e verjus – uma espécie de sumo de fruta ácido.

Ao almoço há sempre sugestões de carne, peixe ou vegetarianas, e ainda um prato do dia que tanto se inspira na cozinha tradicional portuguesa como expressa influências de sabores do mundo. É o caso do caldo oriental de bacalhau fresco, acompanhado de algas e ovo cozido, que já figurou na carta ao lado do bife de alcatra com puré de cogumelos e queijo azul, ou da garoupa com legumes e batata grelhada.

Da carta de sobremesas, sobressai o gelado de cogumelos, com leite creme de alecrim e marmelo caramelizado, ou a fatia do bolo do dia, que já foi de cardamomo com cobertura de chocolate branco. À sexta e ao sábado também é servido jantar, à carta ou com um menu de degustação de três momentos (20 euros por pessoa). A carta de vinhos tem referências de todo o país e há ainda uma seleção de cocktails da casa.

Entre comer e beber também há espaço para a arte, já que o espaço acolhe por estes dias uma exposição de fotografia. Há ainda um piano para quem quiser completar o ambiente com algumas notas musicais, e ao fundo, num armário, descansam livros de poesia, crónicas ou contos infantis, para trocar por outros ou consultar ali, no conforto de uma sala de estar.

Mascote
O Cisma, um gato em porcelana, preto e branco e com olhos luminosos, é a mascote da casa. Está instalado ao balcão, a receber quem ali entra.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

O novo alojamento do Porto que conta a história de uma família
6 restaurantes no Porto para fugir ao frio
Gaia: Novos petiscos leves e biológicos junto ao mar




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend