O restaurante na Maia em que os petiscos requintados são a maior aposta

Na Essência das Tapas, a ideia é petiscar com requinte, mas também há outras opções na ementa, que vai para a mesa num tablet. O que lá se come, porém, nada tem de virtual.

Os petiscos são a maior aposta do Essência das Tapas, aberto desde setembro passado, no sítio onde outrora funcionou o Café Tartan. Se o antecessor era conhecido pela francesinha, o novo restaurante não quis deixar ninguém órfão, pelo que a famosa sanduíche incrementada não falta na ementa, representada em diferentes versões.

Pedro Santos, o proprietário, assegura que procurou evitar os pitéus portugueses mais tradicionais. Por lá se encontra, essencialmente, «petiscos requintados», acrescenta o chef Filipe Almeida, dando como exemplos o estaladiço de queijo de cabra com molho de frutos silvestres, o folhado de alheira com molho agridoce, o rabo de boi com puré de batata-doce, os lagartos de porco preto.

A ideia era criar um espaço «acolhedor, onde as pessoas se sentissem bem» nos diferentes momentos do dia – final de tarde incluído – e pudessem ter associadas «boa confeção e excelente apresentação», explica Pedro Santos. Os olhos podem começar a comer mal chega a ementa, que é digital e apresenta imagens de pratos. «Temos seis tablets que vamos colocando nas mesas. O cliente pode fazer a seleção do que pretende; o empregado só tem de ir à mesa e validar», completa o dono da casa.

A cada mês, é adicionado um petisco novo à carta, que é bastante diversificada: tem pratos de carne e de peixe, massas, sopas e saladas, além de sobremesas, como a tarte de maçã escondida, em que a fruta surge na forma de puré. De segunda a sábado, há ainda dois menus de almoço: o «3 tapas», para picar, e o «executivo», caso se prefira uma refeição de peixe ou carne. E estão disponíveis mais de cinquenta referências de vinhos, a assegurar que não faltam opções também na hora de beber um copo, seja ao almoço, à tardinha ou pela noite dentro.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

A antiga estação de comboios na Maia é agora um restaurante
10 restaurantes no Porto para quem gosta de petiscos
Nesta casa em Famalicão os petiscos dão nas vistas




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend