Macedo de Cavaleiros dedica fim de semana gastronómico ao butelo e às casulas

Gastronomia regional vai estar há mesa de 21 restaurantes de Macedo de Cavaleiros.

As casulas com butelo são prato tradicional do inverno transmontano e no fim de semana de 14 a 16 de janeiro estão em destaque em 21 restaurantes de Macedo Cavaleiros.

O butelo é um enchido confecionado com ossinhos do espinhaço e costela de porco, e é tradicionalmente acompanhado com as casulas, um feijão seco com casca que, depois de demolhado, é cozido com o enchido, na água da segunda cozedura deste.

No fim de semana seguinte – de 27 a 30 de janeiro – o butelo e as casulas dão lugar à Rota do Javali, que irá apresentar o prato certificado Javali no pote à moda de Macedo de Cavaleiros.

Entre os dias 25 de fevereiro e 1 de março, no período do Entrudo, decorre o Festival do Grelo, produto de grande importância grande na gastronomia local. Os fins de semana gastronómicos encerram com o Cabrito à mesa, dias 15 a 17 de abril.

Restaurantes aderentes: A Moagem João do Padre, Alendouro, Capricho, Casa do Lago, Casa Jaiminho, Cinco Coroas, Convento de Balsamão, D. Antónia, Europa, Mazeda, Monte Velho, O Cantinho do Alexandre, O Mercado, O Montanhês, Panorama, Pizzaria Bela Doce, Pizzaria di Roma, Praça das Eiras, Real Domus, Rodizio, Tasquinha do Careto.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend