Lurdes Capela: sabores do Gerês, tradição e lareira em casa de sucesso

Lurdes Capela, Gerês. (Foto: Rui Manuel Fonseca/GI)
Da carne barrosã ao mel local, os sabores do Gerês servem-se há 60 anos no Lurdes Capela, que junta cozinha de conforto, cenário de serra e casa cheia nesta vila pitoresca.

Não é necessário fazer grandes contas de matemática para perceber que um restaurante que mantenha as portas abertas há mais de 60 anos e tenha a clientela fidelizada é uma casa segura onde vale a pena ir ou voltar. Na pitoresca vila do Gerês, rodeado da serra homónima e próximo das Termas, no Lurdes Capela trata-se da saúde de outra forma, com a cozinha tradicional de conforto e o produto local, muito alicerçados nos assados e grelhados.

Ao longo de todo o ano, há clássicos que nunca saem da carta, como acontece com a carne barrosã vinda de produtores de confiança, da qual se faz o naco de vitela grelhado com Queijo da Serra, as espetadas de vitela em pau de louro e a posta barrosã com legumes, broa frita e batatinha a murro. À frente do restaurante está João Capela, que dá seguimento ao negócio criado primeiro pelos avós, há seis décadas, e depois pela mãe, a Lurdes que apelida esta casa.

O pedaço, um prato típico do Gerês. (Fotografias: Rui Manuel Fonseca/GI)

João Capela, responsável pelo restaurante.

O bacalhau também ganha protagonismo na carta, à lagareiro, com broa ou com cebolada, tal como o polvo e o cabrito no forno. Importa ressalvar ainda o pedaço – nome dado ao bife panado e típico na vila, acompanhado de chalotas locais, migas de broa, couve e mel do Gerês. Neste arranque de 2022, os fins de semana ficam marcados com o regresso do cozido à portuguesa e das papas de sarrabulho com rojões. “O mês de janeiro costuma ser mais parado mas está a correr muito bem”, explica João Capela.

Os sabores tradicionais que chegam da cozinha, pela mão da mesma cozinheira que está na casa há 25 anos, podem ser saboreados em ambiente rústico, onde não falta uma lareira para aquecer os dias mais frios. O cálice de Baco também traz um necessário aconchego, com a garrafeira visível ao longo das salas, com centena e meia de referências, com destaque para os verdes. Quem preferir cerveja, o Lurdes Capela tem uma criação própria e artesanal, em parceria com um produtor de Braga, e leva mel local e água termal da vila na sua composição.

Há seis décadas que o Lurdes Capela tem portas abertas e público fidelizado.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend