Beterraba, carvão, cereais: as novas pizas coloridas de Lisboa

No novo L'Origine, a dupla Chakall e Mezzapelle aposta em cor e textura com as pizas de massa de beterraba, carvão vegetal e cereais. Todas de fermentação lenta e fácil digestão. Para provar no Parque das Nações.

A casa foi construída a quatro mãos mas o ponto de encontro é só um: Itália. Das raízes italianas de uma avó de Chakall e da origem siciliana de Roberto Mezzapelle nasceu o L’Origine. Na nova pizaria que o chef argentino e o pizzaiolo acabam de inaugurar no Parque das Nações, a lenta fermentação das massas frescas, entre 30 a 70 horas, faz com que as pizas cheguem à mesa leves e crocantes. Mezzapelle trabalha há vários anos com farinhas italianas e mistura algumas variedades diferentes nestas pizas, que testa sempre meses antes num laboratório com especialistas italianos, sempre que visita o país-natal. «Nunca comprei uma piza congelada num supermercado», ri-se o italiano, bem humorado.

Na extensa carta do L’Origine, variedade é palavra de ordem, como se comprova com as mais de 40 opções de piza disponíveis, incluindo calzones, a versão menor para crianças, as vegetarianas e as que não têm glúten. As combinações são variadas, mas os tipos de massa são quatro, todos de cores diferentes: à tradicional juntam-se a massa preta de carvão vegetal; a de beterraba e gengibre; e a de sete cereais (centeio, espelta, cevada, aceia, milho, arroz, sementes de sésamo e girassol). A de carvão vegetal, por exemplo, ajuda na digestão, enquanto que a de beterraba é mais diurética.

E nem só nas pizas e nas tábuas se notam os produtos DOP italianos. Algumas latas servem como decoração de mesas, num espaço com 120 lugares e dois pisos, onde a decoração é irreverente, como se vê nas prateleiras de livros junto às mesas, paredes em latão ou em candeeiros feitos de garrafas de vidro. Um bom conselho será o de não ir embora sem provar a burrata de pesto caseiro com pinhões e o carpaccio de bacalhau laminado com creme balsâmico de morango. Bem regados com cerveja ou vinho, ambos com presença portuguesa e italiana na carta. Para saborear no interior ou na simpática esplanada, com vista para o Atlântico.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

6 novos brunches para provar em Lisboa
Lisboa: abriu um italiano na Baixa com pizas e muito mais
9 novas e boas pizarias em Lisboa para o início de 2019




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend