Livro: três receitas que custam “Um Euro ou Menos”

Livro: três receitas que custam "Um Euro ou Menos"
Massa com curgete e cogumelos.
Estas são três das 50 receitas saborosas, nutritivas e baratas que compõem "Um Euro ou Menos", o novo livro da nutricionista Hanna Olvenmark onde cada receita custa até um euro por dose.

Sopa de cenoura e coco

(4 porções)

Sopa de cenoura e coco.

Ingredientes: 1 cebola amarela; 1 kg de cenouras (cerca de 9 unidades); óleo alimentar; 2 c. de sopa de caril; 1 malagueta vermelha; 2 dentes de alho; 3 cm de gengibre ralado; 1 lata de leite de coco (cerca de 400 g); cerca de 0,5 l de água, 1 cubo de caldo de legumes; 1 c. de sopa de molho agridoce. Para guarnecer: 100 ml sementes de girassol e 100 ml de coco ralado

Preparação: Descasque a cebola, lave as cenouras e pique ambas grosseiramente. Aqueça um pouco de óleo num tacho e refogue a cebola com as cenouras e o caril durante cerca de 5 minutos. Mexa frequentemente para não deixar queimar. Pique a malagueta e os dentes de alho, rale o gengibre e adicione tudo ao tacho. Deixe refogar mais 5 minutos, mexendo sempre. Adicione o leite de coco e a água, e depois junte o cubo de caldo de legumes e o molho agridoce. Deixe cozer durante 15 minutos (as cenouras devem ficar suaves, podendo furá-las com um garfo). Triture a sopa até obter uma consistência suave. Aqueça uma frigideira e torre as sementes de girassol até ficarem douradas. Sirva a sopa com as guarnições e acompanhada de um bom pão.

 


Massa com curgete e cogumelos

(4 porções)

Massa com curgete e cogumelos.

Ingredientes: 2 dentes de alho; 200 g de cogumelos; 100 ml de sementes de girassol; 300 ml de leite de aveia; óleo alimentar, sal e pimenta; 1 curgete; 100 ml de queijo ralado à escolha

Preparação: pique finamente os dentes de alho. Corte os cogumelos em pedaços. Triture as sementes de girassol com o leite de aveia até obter um creme. Triture pelo menos durante 20-30 segundos para a consistência ficar bem cremosa. Cozinhe a massa de acordo com as instruções da embalagem. Refogue o alho com os cogumelos em lume brando até estes ficarem macios. Tempere com sal e pimenta. Rale grosseiramente a curgete e esprema bem para retirar o líquido. Junte ao refogado. Misture bem. Adicione o “creme de aveia” e incorpore o queijo. Tempere a gosto.

 


Bolonhesa de lentilhas

(4 porções)

Bolonhesa de lentilhas.

Ingredientes: 1 cebola amarela; 2 dentes de alho; óleo alimentar; 1 c. de sopa de paprica em pó; 200 ml de lentilhas pretas secas; 1 c. de sopa de puré de tomate; 1 lata de tomate picado ou inteiro (400 g); 100-200 ml de água; ½ cubo de caldo de legumes; 1 pastinaca; 2 c. de sopa de ervas aromáticas congeladas; sambal oelek ou flocos de malagueta, se quiser a bolonhesa um pouco picante; 200 ml de creme de aveia ou outro creme à escolha; sal e pimenta; massa para 4 pessoas.

Preparação: Pique finamente a cebola e os dentes de alho. Aqueça uma frigideira ou tacho e refogue a cebola e o alho no óleo. Adicione a paprica. Lave as lentilhas e adicione-as ao tacho do refogado. Mexa bem. Adicione o puré de tomate. Junte o tomate de lata e a água. Desfaça e deite lá dentro o cubo de caldo de legumes e deixe cozinhar em lume médio. Lave a pastinaca, corte-a em pedaços pequenos e adicione-a ao molho de tomate quando este já estiver cozido; deixe cozinhar durante cerca de 10 minutos. Adicione as ervas aromáticas. Se optar por usar sambal oelek ou flocos de malagueta, adicione-os agora. Cozinhe a massa de acordo com as instruções da embalagem. O molho está pronto quando as lentilhas estiverem macias, mas não moles – demora cerca de 25 minutos, no total. Adicione o creme de aveia e mexa bem, depois volte a deixar aquecer. Tempere com sal e pimenta. Sirva com a massa.

 

O livro “Um Euro ou Menos”.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend