Livro de Hanna Olvenmark junta 50 receitas por menos de um euro

Livro de Hanna Olvenmark junta 50 receitas por menos de um euro
Uma das receitas de "Um Euro ou Menos".
A nutricionista sueca Hanna Olvenmark lançou um livro com 50 receitas por menos de um euro cada dose, inspirado no blog onde mostra como a alimentação saudável pode ser saborosa, nutritiva e frugal, evitando o desperdício de recursos.

A sueca Hanna Olvenmark, nutricionista, cansou-se da imagem que a comida saudável tem de ser cara e exclusiva e, por outro lado, do facto da “fast food” ser promovida como escolha barata. Nem é preciso comprar taças de legumes exóticos ou “as embalagens bonitas e os vários tipos de pós com superpoderes” para comer saudável, nem é preciso recorrer a snacks e refrigerantes para comer barato, afirma.

O blog que Hanna criou para provar isso tornou-se um êxito no seu país, e deu origem a um livro, lançado em Portugal este verão. Chama-se “Um euro ou menos. Receitas completas, saborosas e nutritivas para combater o desperdício” e reflete o princípio pelo qual a nutricionista sueca mais se bate: a frugalidade como meio de usar os recursos para o que é realmente importante. “Temos de reduzir a nossa pegada no planeta. E no que diz respeito à comida, temos possibilidade de o fazer”, refere a autora, na introdução do livro.

A nutricionista e autora do livro.

“Um euro ou menos” compila 50 das receitas favoritas do blog com o mesmo nome, que criou há três anos. Todas custam menos de um euro por dose. Além das receitas – “frequentemente vegetarianas por uma questão de economia de tempo” – o livro inclui sugestões de boas práticas para planear compras e refeições, organizar as despensa e o frigorífico de forma a não desperdiçar e ainda dicas para refeições de levar para o trabalho ou para viagens.

Quanto às receitas em si, são ricas em leguminosas e legumes, coloridas e bem temperadas com ervas aromáticas especiarias de uso comum. Há pratos principais, almoços da semana, pequenos-almoços e lanches e sugestões de menu semanal por 30 euros. Na lista, temos sopas, massas, guisados, almôndegas, lasanhas, quiches e muitas saladas. E ainda tostas, cremes de barrar, pães, papas, bolos e barrinhas. Certo é que testar o método de Hanna não sairá caro.

 

“Um Euro ou Menos”, de Hanna Olvenmark.

Arte Plural Edições.

160 páginas.

PVP: 16,60 euros




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend