Lisboa: Há oficinas de arquitetura para miúdos

Lisboa: Há oficinas de arquitetura para miúdos
Aproximar as crianças do ambiente projetado pelo ser humano é o propósito do Arrumar-a-Rua, um coletivo formado por uma arquiteta e uma designer, ambas espanholas, que organizam workshops para os mais pequenos. O próximo acontece este sábado.

Habitats: O Ser Humano e o Meio é o tema do novo workshop da Arrumar-a-Rua que acontece este sábado, dia 14, e que explora a forma como os recursos naturais são utilizados pelo ser humano para criar a sua própria habitação.

Durante duas horas, a livraria Tigre de Papel, em Arroios, vai ser o palco para descobertas sobre a arquitetura tradicional e para explorar questões sobre iglôs, tippis e casas de terra. Palavras como habitat, recursos naturais, paisagem, bioconstrução e maquete vão passar a fazer parte do léxico dos mais pequenos e, no final, os participantes vão criar a própria arquitetura natural, com os materiais que encontrarem à sua volta.

A atividade será orientada pela dupla espanhola que compõe o coletivo Arrumar-a-Rua, Inês Sebastián, do País Basco, e Marta Ramírez Cores, das Astúrias. Conheceram-se em Portugal, a primeira é licenciada em Arquitetura pela Universidade Politécnica de Valência e tem vindo a desenvolver o seu trabalho em Lisboa nos últimos anos; e Marta Ramírez, por sua vez estudou Belas Artes e tem dividido o seu tempo entre as funções de designer e ilustradora.

O Arrumar-a-Rua nasceu do objetivo comum de traduzir para miúdos e (em miúdos) a arquitetura. «A ideia principal é dar às crianças as ferramentas para começarem a compreender o espaço que está a sua volta. Porque escolhemos uma rua ou outra quando voltamos a casa de noite? Porque há espaços que conseguem agitar-nos e outros pelo contrario relaxam-nos? Perceber o que está à nossa volta ajuda-nos a a descobrir como é o espaço onde queremos morar», explicam à Evasões.

Sobre as próximas oficinas, a dupla desvenda que vai querer abordar as possibilidades da construção vertical e o tema dos arranha-céus.

Livraria Tigre de Papel
Rua de Arroios, 25, Lisboa. 14 de Abril, às 16h00. 5 euros. 5 a 10 anos. Facebook: Arrumar-a-Rua. Inscrições a arrumar.a.rua@gmail.com

Leia também:

Marisqueira ganha Melhor Pastel de Nata de Lisboa
Os pães doces da Malásio chegaram a Portugal. Saiba onde
Comer com um dragão gigante no Martim Moniz

 

Não Perca