Cotidiano: o novo café com brunch para comer saudável todo o dia

Cotidiano: o novo café com brunch para comer saudável todo o dia
Pão da Gleba, abacate, leite de aveia. Tudo é natural e saudável nesta casa. (Fotografia: DR)
Neste novo café na Baixa pode-se pedir um brunch a qualquer hora e escolher à carta entre saladas, taças havaianas, panquecas e bebidas naturais.

Tem sido um entra e sai de gente no Cotidiano, aberto em janeiro na Rua do Crucifixo. Local turístico, é certo, mas por onde também têm passado muitos portugueses adeptos da alimentação saudável, conta Pedro Sotero, sócio do projeto em conjunto com os amigos madeirenses Pedro Ferreira e Lourenço Pestana.

Visto da rua o espaço é discreto. Assim que se entra, percebe-se-lhe a energia positiva, marcada pelo verde dos azulejos e pelos tons crus da decoração. Atrás do balcão, na cozinha aberta, está a francesa Meguy Pereira. São dela as panquecas com massa feita na hora, nomes atrevidos e sabores como manteiga e xarope de ácer, chocolate e caramelo ou maple syrup e banana caramelizada em açúcar de coco.

O Cotidiano tem uma decoração simples, em tons de verde, branco e castanho. (Fotografia: DR)

Igualmente saboroso – e fotogénico – é o brunch disponível a qualquer hora do dia, composto por iogurte com granola, pêra assada, frutos vermelhos, manteiga de amendoim caseira e mel, ovos mexidos, estrelados ou escalfados, bacon e abacate, húmus de beterraba, fatias de pão da Gleba, pão de cereais caseiro, café ou latte. A ausência de uma panqueca deverá em breve ser corrigida, diz Pedro.

No menu cabem ainda os ovos benedict habitués dos pequenos-almoços, mas com uma surpresa: o molho holandês é cor-de-rosa. É feito com extrato de beterraba, mas sabe ao mesmo, ligeiramente mais «avinagrado». Servem-se com salada e a escolha de ingredientes extra fica por conta dos clientes.

A ideia, resume Pedro, é que cada pessoa possa compôr a refeição a gosto, encontrando opções vegetarianas, veganas, sem glúten ou leite, por exemplo. Quem não tiver tempo a perder pode sempre pedir um menu de almoço com sopa e opção de escolha entre uma salada ou hambúrguer de cogumelo portobello, uma limonada e café. Para beber também há sumos frescos todos os dias, ou não fosse este um espaço para entrar no quotidiano de quem come fora regularmente.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Juicy: O novo restaurante saudável de Lisboa
Saudável sem perder sabor: o Mami chegou a Picoas
Puro: o novo restaurante barato e saudável de Lisboa




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend