A comida sueca do Saraiva’s tem muito mais que almôndegas (e sabe a Natal)

No Saraiva's, as almôndegas suecas são servidas com puré de batata e cogumelos Paris. (Fotografia: DR)
O restaurante Saraiva’s - clássico dos anos 1970 renovado e distinguido com o selo Bib Gourmant do Guia Michelin - tem agora pratos suecos feitos pelo chef André Larsson. Além das famosas almôndegas há pratos nórdicos típicos do inverno (e do Natal), mousse de chocolate com caramelo e vinho quente.

Vinho quente com especiarias, bolachas de gengibre, uma mesa farta e luzes na janela. De tudo isto é feito o Natal dos suecos, que na essência não varia muito do Natal português. Afinal, é de partilha à mesa que se fala. Na Suécia, como em Portugal, há um conjunto de pratos típicos da quadra para provar, que se comem todo o inverno, e alguns deles vão estar até ao final de dezembro na carta do Saraiva’s. As especialidades chegam pela mão do chef sueco André Larsson e têm histórias para contar.

Uma delas remete para a infância do chef, hoje com 28 anos. Quando era criança, torcia o nariz aos pratos de peixe porque não gostava do sabor. Para contornar a situação, a mãe resolveu começar a cozinhá-los em molho de vinho branco, e é assim que chega à mesa o prato de bacalhau com molho de vinho branco e batata a murro – um produto português com um toque pessoal do chef. Este é um dos pratos que entraram para a carta do Saraiva’s no início de novembro.

No menu do restaurante encontram-se também as famosas almôndegas suecas, cozinhadas com cogumelos Paris, puré de batata e pickle de pepino em aneto (em sueco, escreve-se köttbullar med potatismos, gräddsas och inlagd gurka). Muito típica (e crocante) é também a tosta de salmão gravlax com pepino, raiz forte de beterraba e creme de queijo (rödbets gravad lax med syltad rödlök, gurka och pepparot) sugerida como entrada.

Outra das entradas suecas propostas por André Larsson é o carpaccio de vazia em tosta de manteiga com ovas de truta, queijo creme, cebolinho e ovo pronto a desfazer-se no prato. A refeição com sabores nórdicos termina com o doce Knäck, uma mousse de chocolate com caramelo sueco salgado, amêndoa e flor de sal e pedaços de romã servida num copo de vidro. A acompanhar, pode-se pedir uma chávena de vinho quente (vindo do Porto e conhaque) com especiarias, amêndoa e passas, na companhia de uma bolacha de gengibre.

A sala do restaurante. (Fotografia: DR)

Os pratos suecos vão manter-se na carta do Saraiva’s até ao final de dezembro. Durante o mesmo período, o restaurante leva a cabo uma ação de solidariedade social em que os clientes podem deixar presentes na árvore de Natal à entrada, para que sejam doados às crianças apoiadas pela associação de moradores do Bairro Santos (Rego) Passa Sabi. Adicionalmente, o restaurante promete doar à mesma associação 5% dos lucros de cada cliente.

O Saraiva’s continua a disponibilizar, em paralelo, o serviço de take-away e a “Mesa do Chef”, onde os clientes podem fazer uma refeição numa sala privada, entre amigos, família ou colegas de trabalho. O restaurante, em que André Larsson é agora chef executivo, abriu renovado em 2018 e localiza-se numa transversal junto ao El Corte Inglês.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend