Leça da Palmeira: O Casarão renasceu

O Novo Casarão do Castelo, em Leça da Palmeira, é o “sonho maior” do casal Manuel Lopes e Helena Miranda.

Manuel entrou para o mundo da restauração com 14 anos, a “lavar pratos”, até que se estabeleceu por conta própria, primeiro na Aguda, Vila Nova de Gaia, com um pequeno restaurante, depois em Leça da Palmeira, como um dos sócio do Casarão do Castelo, aberto desde a década de 1980.

“Queríamos uma casa nova, com um conceito novo, direcionado para um público diferente”, conta Helena Miranda, que deixou a profissão de bancária para abraçar este desafio com o marido. O Novo Casarão do Castelo está aberto desde março, na zona histórica de Leça, junto ao forte. O espaço resulta do restauro de uma antiga casa, projeto assinado pelo arquiteto Daniel Capela, e destaca-se pelos tons negros, branco e dourado.

O restaurante tem salas individuais, como a Varina, com dez lugares, ou a Sala de Pedra para seis a oito pessoas. Para reuniões de negócios existe ainda a Sala Branca, com 22 lugares. Uma zona de bar, onde se pode provar e comprar vinho, tendo a garrafeira, uma das grandes paixões de Manuel Lopes, mais de cem referências. A sala principal é ampla e com capacidade para 75 pessoas.

E por estar junto ao mar, não muito longe do porto de pesca de Matosinhos, a aposta é no peixe e nos mariscos. Destaque para o robalo escalado na brasa com arroz de grelos, para o peixe-galo com açorda de ovas e o arroz à pescador. Outra das imagens de marca da casa é o misto de marisco que contempla sapateira, camarão da costa, percebes e camarão gigante. Nas carnes, brilha o naco de vazia na brasa (angus) e o rosbife à inglesa. Nas entradas o destaque vai para a tempura de camarão, as ameijoas, a alheira crocante ou os croquetes. Tudo sai da cozinha sob a orientação do chef Luís Pereira.

Doces da Luísa são uma perdição

Helena colocou um anúncio para contratar uma pasteleira e não teve dúvidas quando viu o portefólio de Luísa Costa, de 37 anos. Esta estava desempregada e “fazia bolos para fora”. O cheesecake de limão, a pavlova, o red velvet, o mil folhas e o pão-de-ló fazem as delícias dos clientes que têm dificuldade em escolher entre as opções apresentadas.

Leia também:

Leça da Palmeira: Sabores do mar numa tasca japonesa
Ammar: Petiscar fora de horas em Leça da Palmeira
Sabores de Itália em Leça da Palmeira

 

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend