KUG, um jardim encantado com pratos de assinatura no Porto

O KUG nasceu a dois passos do Palácio de Cristal, no Porto. (Fotografia: Leonel de Castro/GI)
Nascido num desses jardins escondidos entre edifícios com que a cidade nos brinda, convida a passar as tardes de verão com os pés descalços na relva, um refresco e petiscos com assinatura do chef Rui Paula.

O KUG – acrónimo para Kitchen and Urban Garden – é feito de recantos deliciosos, cada um à sua maneira. Todos os espaços convidam a descontrair, seja estendido na relva à sombra de um limoeiro, no balanço de uma cama de rede ou à mesa, sob uma ameixoeira curvada e carregada de frutos maduros, que se podem colher com um esticar de braço.

O jardim começou por receber eventos vínicos e de música eletrónica, em 2019, e só mais tarde deu lugar a um projeto gastronómico. O KUG reabriu no ano passado, com algumas novas adições, como as pérgulas em madeira e os pratos de assinatura do chef Rui Paula, mas só a partir desta primavera – com o final do confinamento – é que os portuenses puderam desfrutar em pleno desse jardim escondido no centro da cidade, com 2500 metros quadrados de ar livre, a dois passos do Palácio de Cristal.

KUG (Fotografia: Leonel de Castro/GI)

 

Um passadiço em madeira atravessa todo o relvado. De um e de outro lado distribuem-se pequenos decks com mesas e cadeiras, sob árvores de fruto e camélias, esculturas e baloiços, pérgulas, para proteger do frio no inverno e refugiar do sol no verão, mantas e almofadas, para quem se quiser deitar no rendilhado de sombra e luz que cobre a relva (animais de estimação incluídos).

 

Os finais de tarde e as noites de verão são embalados com música ao vivo e DJ sets, e o brilho das correntes de luminária nos ramos das árvores completam o ambiente. Para acompanhar este cenário há propostas gastronómicas à altura. O chef Rui Paula criou especialmente para o KUG uma carta “descomplicada e de partilha”, que inclui pratos inesperados e deliciosos, como o hambúrguer de lavagante, o chilli, as ostras, a pescada com risoto de lima ou a salada de frango crocante, quinoa e caril verde. A estes e outros junta-se uma longa lista de propostas vegetarianas e sobremesas imperdíveis. Durante a semana, os pratos da carta vão-se revezando no menu executivo, disponível ao almoço (sopa, prato, café e bebida por 15 euros), e durante a tarde há uma outra carta, onde figura, por exemplo, a bifana e o carpaccio. Ao fim de semana a estrela é o brunch, com três menus à escolha, que vão desde o mais tradicional até uma opção com ceviche e rosbife. Cocktails de autor, com ou sem álcool, e uma carta de vinhos cuidada rematam a oferta deste jardim encantado.

 

Kuga
A passear pelo jardim a cumprimentar os visitantes, ou a dormir numa mancha de sombra na relva, encontra-se a Kuga, uma simpática cadelinha, que é a anfitriã do KUG.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend