A criança curiosa que era levou-a desde cedo a mergulhar no mundo dos bolos e da cozinha, na quinta da família em Marco de Canaveses, onde sempre se gostou de receber bem e à volta da mesa. “Ia espreitando, metia a mão na massa, tentava ajudar, pedia para me explicarem, e ia melhorando por tentativa-erro”, explica Joana Reymão Nogueira, empresária e pasteleira lisboeta que começou por aprender os alicerces da doçaria conventual e que foi depois alargando conhecimento noutro tipo de doces.
Hoje, soma mais de 30 anos ligados aos bolos, 16 mil seguidores no Instagram e três lojas na Grande Lisboa onde vende as suas criações – no CascaiShopping, no Amoreiras Shopping Center e no Centro Comercial Vasco da Gama, esta última o mais recente espaço, aberto em agosto. O resultado de um percurso longo e focado. “É preciso muita dedicação, não descurar a qualidade e as matérias-primas premium, e continuar a valorizar as origens: tudo é feito como há 30 anos, de forma manual. Acredito muito no meu produto diferenciador. Há muita e boa concorrência. Na pastelaria, o segredo é a criatividade. O público é exigente”, adianta a responsável.
Longe vão os tempos em que fazia bolos por encomenda na cozinha dos pais, aos 17 anos, noite e madrugada fora, enquanto estudava durante a tarde. O passa-palavra foi eficaz em efeito bola de neve, de tal forma que hoje produz cerca de 400 a 500 bolos por dia. “Alguns dos meus clientes acompanham-me desde o primeiro dia. Essa motivação faz-nos querer ser sempre melhores”, refere Joana.
Depois de uma primeira cozinha de produção na Madragoa em 1990, que coincidiu com a criação da marca Joana Reymão Nogueira Doçarias, hoje as criações fazem-se a partir da fábrica em Queluz de Baixo. De lá para as três lojas, saem bolos de chocolate variados, cheesecake de frutas diversas e tartes (em formatos miniatura, média ou grande), além de toucinhos do céu, pavlovas, brownies, macarrons, donuts, rolos de brigadeiro e bolacha, sem esquecer o merengado de noz, amêndoa e ovos moles, o bestseller do catálogo, e que acompanha Joana desde que começou este percurso.
Há ainda espaço para bolos de aniversário, criações alusivas a dias temáticos (Dia do Pai e Mãe, Páscoa, Natal, Dia dos Namorados, etc) e pedidos personalizados. “Funcionamos como os alfaiates à antiga, à medida do cliente”, diz Joana. As encomendas podem ser feitas no site oficial e há entregas ao domicílio no círculo da Grande Lisboa. Para a frente, o futuro da marca antevê-se risonho. “A ideia é expandir para outros pontos do país”, remata.
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