Publicidade Continue a leitura a seguir

Já são conhecidos os vencedores dos Prémios Mesa Marcada

Restaurante Feitoria, no Altis Belém, foi o grande vencedor dos Prémios Mesa Marcada 2019. Fotografia: Gonçalo Villaverde / Global Imagens

Publicidade Continue a leitura a seguir

Nesta 11.ª edição dos prémios atribuídos pelo blogue de gastronomia Mesa Marcada, da autoria de Duarte Calvão e Miguel Pires, houve duas novas distinções: o Prémio Especial S. Pellegrino/Acqua Panna Escanção do Ano, arrecadado por André Figuinha, do Feitoria; e o Prémio Especial Serviço de Sala do Ano, atribuído ao Fifty Seconds.

Aquele restaurante, com assinatura de Martín Berasategui, também esteve em destaque na cerimónia, ao conquistar três prémios especiais. Um deles foi o Prémio Especial Estrella Damm Destaque do Ano, por ter subido 24 posições, até ao quinto lugar da lista, em relação ao ano anterior; o outro foi o Prémio Especial Makro Chefe Revelação do Ano, para Filipe Carvalho, chefe executivo do Fifty Seconds.

Fifty Seconds, no topo da Torre Vasco da Gama, em Lisboa.
Fotografia: Fernando Marques/GINa lista dos dez Chefes Preferidos, a seguir a João Rodrigues, do Feitoria, surgem José Avillez, do Belcanto, em Lisboa; e Hans Neuner, do Ocean, perto de Armação de Pêra, no Algarve. Já na categoria de Restaurantes Preferidos aqueles restaurantes trocam de posição: no pódio está, de novo, o Feitoria, seguido pelo Ocean e pelo Belcanto. O Porto está representado, em sétimo lugar, pelo Euskalduna Studio, de Vasco Coelho Santos (sexto na lista dos Chefes). Na décima posição ficou o The Yeatman, em Vila Nova de Gaia, e, na 11.ª, a Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira.

O chef Vasco Coelho Santos, do Euskalduna Studio, no Porto.
Fotografia: Artur Machado/GI

Por outro lado, o restaurante O Frade, em Lisboa, venceu o Prémio Especial César Castro “Mesa Diária”, ao ser eleito, pelos votantes, o “restaurante favorito de preço moderado que frequentam regularmente ou que recomendariam a um amigo”. E o restaurante Essencial, em Lisboa, um projeto de André Lança Cordeiro, conquistou o Prémio Especial Graham’s Restaurante Novo do Ano, que distingue o restaurante com melhor classificação inaugurado em 2019.

O Prémio Maria José Macedo – Produtor / Fornecedor do Ano, por seu turno, foi entregue à Bísaro – Salsicharia Tradicional, dos irmãos Alberto António Fernandes, Alexandrina Isabel Afonso Fernandes e Alberto João Afonso Fernandes. A sua empresa, instalada em Gimonde, Bragança, no Parque Natural de Montesinho, é especializada em presuntos, enchidos e demais produtos de porco da raça autóctone bísaro.

Por fim, o Prémio Especial Cutipol Carreira foi para Joachim Koerper, pelo trabalho desenvolvido, no restaurante Eleven, ao longo dos últimos 15 anos; enquanto o Prémio Especial Delta Chefe de Pastelaria do Ano seguiu para Diogo Lopes, do Ritz Four Seasons Lisboa.

Uma das sobremesas do Ritz Four Season.
Fotografia: DR

À cerimónia assistiram mais de 350 pessoas, entre elas, chefs, gastrónomos, enólogos, sommeliers, proprietários de restaurantes e profissionais da hotelaria.

A lista completa dos vencedores pode ser consultada aqui.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.