InPrato, o takeaway com os ingredientes precisos para cada receita

Ingredientes frescos e instruções de como preparar - vem tudo no kit do InPrato. (Fotografia: DR)
O InPrato entrega os ingredientes precisos para cada receita, para que não haja desperdício nem idas às compras, só o gosto do fogão. A ideia nasceu de um empresário da restauração e envolve também uma comunidade que partilha receitas.

O InPrato é um serviço de takeaway que entrega a comida, mas não pronta a comer. Entrega, em vez disso, todos os ingredientes da receita escolhida, nas doses certas, para serem cozinhados em casa. Esta ideia de Daniel Castelo Branco, agora transformada em serviço, é uma alternativa para quem dispensa fazer compras e gosta de cozinhar, com a vantagem de prevenir o desperdício.
A ideia já era antiga e realizou-se nesta altura, quando o empresário da restauração teve que fechar as portas. “Às vezes das coisas más, coisas boas acontecem”, sublinha Daniel, que criou previamente uma comunidade de sete pessoas que partilham as suas receitas.

A ementa disponível no site muda todas as semanas e o preço de cada refeição torna-se mais barato à medida que o número de comensais aumenta – por exemplo, pode passar de 7,5 para 4,4 euros por pessoa. O primeiro passo é indicar para quantas pessoas é a refeição, de forma a que os ingredientes sejam calculados nessa proporção, já que reduzir o desperdício é um dos princípios deste projeto.

Quesadilha é uma das receitas do InPrato. (Fotografia: DR)

Entre as receitas, há pratos de conforto com um toque criativo como bacalhau cremoso com legumes, tarte de frango e ricotta com base de grão de bico, filetes de pescada com arroz malandro ou fetucinne de cogumelos. Na caixa que chega a casa, há a quantidade certa de ingredientes e o modo de preparar. Quando se faz a compra, no site, pode-se ver o que é preciso ter em casa (básicos como azeite, sal e pimenta) e ainda os utensílios que será preciso usar. E depois, é esperar pela entrega.

Por exemplo, quem escolher o hambúrguer (12 euros/2 pessoas) com molho de cebola, vai receber a carne de vaca e de porco, bacon, batatas às rodelas, queijo cheddar fatiado, alho em pó, manteiga, alho, pimento verde, natas de culinária, cebola roxa, cogumelos, salsa e molho inglês. “Se a receita diz raspa de limão, nós não enviamos um limão inteiro, mas sim a raspa de limão precisa”, explica Daniel Castelo Branco.

Evitar a ida ao supermercado sem perder o acesso a ingredientes frescos, e ajudar a planear as refeições da semana são outros objetivos. Há sete receitas disponíveis a cada semana, que podem ser encomendadas com antecedência, com as entregas a serem feitas duas vezes por semana, para todo o país.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend