Ingredientes para uma dieta equilibrada, na mercearia Terras Nutri, em Aveiro

Na Terras Nutri há farinhas, frutas em pó, granolas, frutos secos, manteigas, açúcares, infusões e muitos outros produtos, direcionados para quem procura fazer uma alimentação mais cuidada. (Fotografia de Maria João Gala/Global Imagens)
A Terras Nutri é uma loja a granel, um café e lugar de aprendizagem, com workshops e consultas de nutrição.

Quem entra no Terras Nutri, encontra uma grande variedade de farinhas, frutas em pó, granolas, frutos secos, manteigas, açúcares, infusões e muitos outros produtos, na sua maioria biológicos, e direcionados para quem procura fazer uma alimentação mais cuidada. Para ajudar a navegar por essa panóplia de ingredientes, está Aline Menezes. Há dois anos, ela própria começou a fazer uma mudança na sua alimentação, motivada por problemas de saúde, e quando decidiu abrir a loja, queria que fosse um lugar de partilha de experiências. “Saber que pode comer de tudo” é o ponto de partida rumo a uma alimentação e um estilo de vida mais “saudáveis”, diz. “Aqui não faço dieta. Só temos de ter mais consciência do que comemos e de como comer”, sem radicalismos. É essa a primeira mensagem que passa aos clientes.

As prateleiras e dispensadores da loja estão preenchidos com farinha de castanha e de avelã, morango e banana em pó, rapadura – açúcar de cana integral, com maior valor nutricional que o açúcar refinado -, pepitas de chocolate, azeites e temperos, chocolates e bolachas. “Há uma infinidade de produtos que muita gente não sabe como utilizar e eu quero ensinar as pessoas a usá-los”. Por isso, ninguém sairá dali sem saber que pode, por exemplo, utilizar a farinha de tremoço para engrossar molhos, fazer pães e bolos. “Eu uso no pão de queijo. Tem mais proteína que o próprio leite”, realça.

Aline também partilha algumas receitas fáceis, práticas e rápidas. É o caso do bolo de chocolate – na loja, vende um pote com todos os ingredientes secos, a que basta acrescentar os líquidos em casa -, e dos pães de queijo. Dois dos snacks que já entraram para as sugestões semanais da Terras Nutri, que funciona também como cafetaria. A estrela são as panquecas, altas e fofas, com combinações ao gosto de cada um: granola, fruta, pepitas de chocolate, gelado sem açúcar, manteigas de frutos secos, doce de leite… Para acompanhar há cappuccino, kombucha, infusões e limonadas.

Na Terras Nutri, também é possível agendar consultas de nutrição e life coaching e participar em workshops – já aconteceu um de leitura de rótulos – sobre tudo o que esteja relacionado com alimentação. “O nosso corpo é o nosso templo, e é preciso cuidar dele”, alerta Aline.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend