Ingredientes açorianos e inspiração global em Ponta Delgada

Bruno Kosm e Tonya Martynyuk, do Terras Restaurant & Brunch (Fotografia de Nuno Gomes/GI)
O Terras Restaurant & Brunch, do casal Bruno Kosm e Tonya Martynyuk, está por estes dias a abrir a pizaria, uma valência que aumenta a oferta do espaço, que serve brunches, menu de almoços e jantares, com o foco nos produtos da região.

Recorrer a produtos açorianos para confecionar cozinha regional e do Mundo é ambição do português Bruno Kosm e da russa Tonya Martynyuk no Terras Restaurant & Brunch, inaugurado este verão no Centro Histórico de Ponta Delgada. O restaurante acabou por ser o passo seguinte do antigo Casa Nostra Brunch & Tapas Bar, que o casal abriu, no mesmo espaço, e que serviu “como laboratório de experiências, para ver como ia funcionar”. O sucesso ditou a abertura do Terras, que “nasce da ideia do brunch, pizaria e restaurante”, tudo junto, como uma “espécie de mercadinho onde se pode comer várias coisas”, explica Bruno, natural do Faial. O chef, que já esteve em mais de 50 países, estudou na Escola de Hotelaria de Coimbra e na Le Cordon Bleu em Paris. Trabalhou em países como Itália, França, Inglaterra e Dinamarca, até que decidiu regressar a casa e mostrar o que tinha aprendido, ao lado de Tonya, licenciada em História da Arte, com formação posterior em cozinha e pastelaria.

No ano passado, o casal abriu o restaurante Casa Nostra, de alta cozinha, e em junho o Terras, onde técnicas e empratamentos sofisticados são apresentados num registo mais descontraído. Por estes dias, está a abrir a pizaria, instalada no primeiro piso do res- taurante. Tal como nas cartas de brunch, almoço e jantar, o menu da pizaria privilegia os produtos da região, sobretudo em propostas como a piza de enchidos, coroada com morcela e linguiça do Pico, chouriço picante de São Miguel e queijo de São Jorge; e a Diavola, com chouriço picante de São Miguel. O cardápio apresenta ainda a piza do mar, com camarão tigre e mexilhão; a de abóbora, com creme da mesma, cogumelos trufados e queijo de São Miguel; e as clássicas Margherita e a Prosciutto Crudo.

Estas sugestões juntam-se assim às panquecas, ovos, shakshuka e sanduíches, servidas durante o brunch, e às receitas de peixe e carne da região confecionadas para o menu de almoço (sopa e prato) e o jantar, sendo que nesta última refeição se junta um conjunto de petiscos, como tártaro de carne dos Açores, enchidos regionais na brasa e mexilhões com batata frita e aioli. Sugere-se, no entanto, deixar espaço para a hortênsia. Esta exuberante sobremesa, criada por Tonya enquanto homenagem à flor que pontua a ilha, consiste de uma pavlova, recheada com frutos vermelhos e creme de queijo da ilha, colorido com repolho roxo desidratado a fazer as vezes das pétalas. Uma obra de arte.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua de Hintze Ribeiro, 29. Ponta Delgada
Telefone
934 358 575
Horário
Das 11h às 14h30 e das 19h às 22h30. Encerra à quinta.
Custo
() Preço médio: 7,50 euros (menu de almoço), 10 euros (brunch); 22,50 euros (jantar)


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend