In.Vulgar reforça cozinha de autor com produtos nacionais na Baixa de Lisboa

Um dos pratos disponíveis na carta do In.Vulgar. (Fotografia: DR)
O In.Vulgar é o mais recente restaurante da Rua dos Fanqueiros, pensado pelos mesmos empresários por trás do Terroir. Aqui, é o chef Hélder Martins que assume a cozinha, privilegiando os produtos portugueses e da época.

Instalado num edifício histórico da Baixa pombalina, junto à movimentada Praça da Figueira, o In.Vulgar apresenta-se com uma decoração discreta, em tons de preto e dourado. As mesas distribuem-se por três zonas distintas: junto às janelas, em sofás recatados e atrás da garrafeira, onde repousam entre 35 e 40 referências vínicas. Já o bar, ao centro, propõe uma carta de seis cocktails de autor, bem representados por aquele que leva gin, sabugueiro, lima, clara de ovo e dashi de Touriga Nacional.

Este pode ser um aperitivo para conhecer a carta do chef Hélder Martins. Natural de Águas de Moura (Setúbal), cedo se fez à estrada para ganhar currículo, tendo passado pelos Michelin Arzak, em San Sebastián, Espanha, The Fat Duck, no Reino Unido, e também pelo restaurante Tavares Rico, em Lisboa, entre outros espaços. No In-Vulgar, é quem assina esta carta inspirada no receituário tradicional, assente nos produtos sazonais e que é apresentada, a cada prato, com um toque moderno.

Todas as semanas há um amuse-bouche diferente, oferecido em cada refeição. Nas entradas brilham, por exemplo, as ervilhas com puré de aipo fumado e puré de batata-doce e o tártaro de vitela com gema de ovo trufada. Já os pratos principais detêm-se especialmente em várias espécies de peixes, propondo, entre outros, espadarte negro de Sesimbra feito como um tataki, com puré de batata-doce, e corvina braseada com um arroz crocante e algas como acompanhamento marítimo.

Em matéria de carnes, o chef Hélder Martins propõe criações como rabo de boi com foie gras e maçã de Alcobaça; leitão de Cantanhede com batata e laranja; e peito de pato da Marinha Grande braseado, com cevada cremosa e favas. A consistência dos sabores e texturas da cozinha é transversal às sobremesas do chef pasteleiro João Guerreiro, que aqui reinterpreta o pudim Abade de Priscos com citrinos e propõe ainda uma fresca junção de morangos, pistachio e ruibarbo, entre outras. A nova carta deverá chegar entre os meses de junho e julho, tirando partido dos produtos estivais.

Além de dar resposta aos clientes que já não conseguiam mesa no vizinho Terroir (gastrobar com elevada componente vínica e de experimentação), o In.Vulgar vem elevar a qualidade da oferta de restauração da Baixa, na opinião dos seus mentores Inês Santos, Erik Ibrahim, Carlos Santos e Fernando Carrilho.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend