Publicidade Continue a leitura a seguir

Hugo Alves é o Chefe Cozinheiro do Ano

Hugo Alves, do restaurante Pedro Lemos, no Porto, é o Chefe Cozinheiro do Ano 2021. (Fotografia de Filipe Vera-Cruz)

Publicidade Continue a leitura a seguir

O cozinheiro de 29 anos, do restaurante Pedro Lemos, no Porto, destacou-se de entre os seis finalistas e conquistou o júri com um menu composto por “A sopa de nabos (entrada), O bacalhau e a orelheira (peixe), Pica no chão (carne) e O pudim abade de priscos (sobremesa)”, anuncia o comunicado. Esta ementa valeu-lhe a vitória da 32.ª edição do Chefe Cozinheiro do Ano, a mais antiga competição de cozinha realizada em Portugal, organizada pelas Edições do Gosto.

“Quero dedicar esta vitória a todos os amigos e colegas que me ajudaram. Comecei a treinar durante a pandemia e foi um desafio bastante difícil, mas no final compensou e hoje saio daqui Chefe Cozinheiro do Ano, o que para a nossa carreira é um marco que fica para sempre.”, afirmou Hugo Alves, após sagrar-se vencedor.

Hugo Rocha, do Restaurante Real by Casa da Calçada e Miguel Silva, do hotel Palace do Bussaco ficaram, respetivamente, em segundo e terceiro lugar. Estiveram também em competição André Cameirão, do Azor Hotel Ponta Delgada, Carlos Torres, dos Elebê Restaurantes e Rogério Barbosa, do hotel Prazer da Natureza Resort & Spa.

Foi ainda distinguido com o prémio Helmut Ziebell, homenagem ao chefe de cozinha austríaco, membro honorário do júri, o prato de Gaspacho de maçã verde, abacate e pão de especiarias. Este prémio é atribuído ao prato mais inovador.