Há um Sushi no Intendente que merece ser visitado

O Nui é um restaurante que conta a história de dois amigos nepaleses que se encontraram na capital portuguesa para preparar bom sushi.

A cor das paredes es­tá entre o rosa choque e o magenta. As jane­las têm grades que não são muito convidativas e, visto de fora, o Nui – Sushi & Thai Bar, pa­rece mais um supermercado in­diano do que um restaurante asi­ático. Nas mesas, e penduradas em vasos nas paredes, há flores coloridas de plástico. Estamos no bairro lisboeta do Intendente, onde proliferam estabelecimen­tos como este, decorados tosca­mente. Em regra, são casas que servem comida indiana, nepale­sa e do Bangladesh, mas no nú­mero 64 da rua Maria Andrade a especialidade é sushi. E, franca­mente, bom sushi.

Não podemos comparar o Nui com os japoneses de topo, mas podemos pô-lo uns bons degraus acima dos estabelecimentos chi­neses que usam peixe congelado, arroz adocicado e fraquejam no equilíbrio entre ambos. «Todos os dias compramos meio atum e um salmão fresco. Às vezes usa­mos carapau, mas é sobretu­do com estas proteínas que tra­balhamos», diz o nepalês Bhan Bahadur Malla, dono da casa. «Preferimos abdicar na varie­dade mas ser fortes na frescura.»

O seu compatriota Gopal Bat­thari foi seis anos sous-chef do Uchitomi, um dos mais badala­dos japoneses de Genebra. «Fiz uma série de amigos portugue­ses que me falavam bem do cli­ma e, no final de 2015, decidi vir para Lisboa. Fiquei aqui no Nui a explorar as minhas teorias so­bre sushi», ri-se. O cozinheiro pode ficar horas a discorrer so­bre o equilíbrio entre o vinagre e o açúcar do arroz, a forma co­mo o salmão tem de cobrir o ni­giri, a grossura certa do sashimi. E há um menu de fusão para du­as pessoas que altamente reco­mendável: custa 25 euros e per­mite entender a aplicação de tan­ta conversa.

Gopal e Bhan tinham bastan­tes coisas em comum e firma­ram uma boa amizade. Têm um restaurante com uma decora­ção desajeitada, mas são verda­deiramente empenhados na arte do peixe cru. Há meses, aliás, ti­veram ambos convites para irem trabalhar em restaurantes da es­pecialidade noutros países, um em Londres, outro em Toronto. «Mas recusámos os dois, é aqui que queremos construir a nossa vida», diz o dono da casa. «Não é só porque o clima é quente e as pessoas simpáticas. É, também, porque Portugal tem peixe mes­mo bom.»

 

 

NUI – SUSHI & THAI BAR

Rua Maria Andrade, 64 (Intendente)

Tel: 218023381

Das 12h30 às 15h00 e das 19h00 às 23h00. Aberto todos os dias

Preço Médio: 16 euros (há menus de almoço a partir de 6,50 euros