Há um novo recanto no Porto com petiscos para partilhar

O Em Canto abriu no espaço onde antes funcionou a centenária Adega do Olho. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
Petiscos, tábuas e travessas para partilhar a qualquer hora do dia, num recanto tranquilo da Baixa, é a proposta do recente Em Canto. Com uma especial seleção de vinhos do Alentejo a acompanhar.

Ana Pires e Maria Ginestal Machado, amigas de longa data, já sabiam bem o que queriam servir no seu restaurante muito antes de encontrarem o espaço ideal. “Queríamos que fosse algo diferente e não mais uma casa de petiscos tradicionais”, explica Ana.

“Só servimos coisas de que nós próprias gostamos”, assegura, e todas as especialidades que figuram na carta convidam à partilha. É a palavra de ordem do Em Canto, como chamaram ao restaurante, instalado precisamente numa recatada ruela da Baixa, onde antes funcionou a centenária taberna Adega do Olho. “Foi o primeiro espaço que vimos e ficamos apaixonadas”, admite Ana.

Do que foi, ficou apenas a fachada, renovada, mas com a mesma cor vermelha que a distingue, e ainda a parede em pedra descoberta no interior. Agora, mostra uma decoração elegante e descontraída, forte em madeiras de tons claros, verdes a pender sobre o mezanino e um longo balcão a servir de bar. Transformação que ficou a cargo de Maria, arquiteta de profissão. O restaurante conta ainda com uma agradável esplanada no exterior, resguardada da agitação da Baixa numa reentrância da pequena rua que liga a das Flores à Mouzinho da Silveira.

Em matéria de comida, há sugestões para todas as horas do dia, leves e ideais para petiscar, ainda que não faltem também opções mais robustas. Ao pequeno-almoço, ou ao lanche da tarde, além das torradas, ovos, scones e granola, destacam-se as Dutch Baby, uma espécie de panquecas feitas no forno e que podem ser recheadas ou levar várias coberturas.

Também há brunch, com três menus à escolha, e na ementa principal há espaço para sandes, saladas, e uma grande variedade de petiscos. É o caso do pica-pau com molho de alho, os ovos rotos com batata doce e cogumelos, o delicioso húmus «carregado» com cebola roxa, queijo feta, frutos secos e azeitonas, ou até os croquetes de rabo de boi.

Já a verdadeira especialidade da casa são as travessas, como a de rosbife, que é acompanhada de burrata, tomates marinados, batata-doce e salada. Há ainda uma de salmão e outra vegetariana.

Durante a tarde, a partir das 16h00, está também disponível a carta de bar, mais à base de tábuas de queijos e enchidos, para acompanhar com os vinhos da Herdade do Sobroso, no Alentejo, propriedade da família de Maria, com especial destaque na lista. E que além dos vinhos tem também representadas as compotas e azeites lá produzidos, nos pratos e à venda num cantinho à entrada do Em Canto.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Porto: A Casa Guedes tem uma nova morada nos Poveiros
Porto: Hambúrgueres, cocktails e hospitalidade minhota no novo Dan’s
Está a chegar mais um festival de francesinhas à Baixa do Porto




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend