Porto: Novo bar da Boavista tem petiscos de peixe e marisco

Há novidades frescas e com sabor a mar no BBGourmet Maiorca. Além de um novo espaço de loja, o restaurante da Boavista tem agora um bar para petiscar ao balcão, onde peixe e marisco são reis e senhores.

Há novidades no BB Gourmet Maiorca, com muito mar à mistura. Desde maio, quem entra no restaurante da Boavista encontra, no sítio onde antes estava a loja gourmet, um bar dedicado aos petiscos, onde peixe e mariscos são os protagonistas. O Bar do Mar quer ser um espaço de encontro entre os sabores tradicionais portugueses e as criações contemporâneas sofisticadas. «Estamos a falar de pequenas porções, não de pratos completos. O ideal é mesmo partilhar», afirma Jorge Santos, responsável pela cadeia de restaurantes BBGourmet, detentora de quatro outras moradas no Porto.

O desenho do próprio espaço é um convite à descoberta partilhada da carta. A cozinha é uma ilha aberta com um balcão onde se pode provar alguns dos pratos e, ao mesmo tempo, assistir à sua confeção ao vivo. Há outras duas barras que ajudam a moldar o centro da sala e que perfazem, no total, uma capacidade de 25 lugares ao balcão.

Na ementa, a escolha à carta é sempre uma possibilidade, mas há também três menus predefinidos que não deixarão ninguém mal servido. Pelo contrário: o menu Mar, que custa 17,50 euros por pessoa, inclui uma saladinha de bacalhau e pimentos assados, soufflé de peixes e polvo, tomate assado e batata-doce com especiarias, sardinha em conserva de tomate no scone. Sardinha essa que é preparada em conserva de forma artesanal na casa, com recurso à técnica de cozinha em vácuo.

«Apostamos sempre na gastronomia portuguesa, mas apresentamos um toque contemporâneo»

O menu de preço mais elevado chama-se Tigre e, por 27,50 euros, traz coisas como saladinha de polvo com vinagreta, sopa do mar, pataniscas de bacalhau, camarão-tigre grelhado acompanhado de risoto de espargos e lima.

«Apostamos sempre na gastronomia portuguesa, mas apresentamos um toque contemporâneo», aponta Jorge Santos. «A tapenade, o scone e o soufflé são testemunhos dessa urbanidade.» Para quem preferir montar o seu próprio menu, sugere-se a escolha de duas a três opções por pessoa, entre saladas, sopas, em pão, soufflés, quentes e guarnições como batata ao molho branco e puré de cenoura algarvio.

Com a inauguração do Bar do Mar, o BBGourmet Maiorca trouxe outra novidade – se a loja que ali havia deu lugar ao bar, nasceu uma outra, uma «espécie de mercearia moderna» ampla e luminosa, no piso inferior. O best-seller da marca BBGourmet, esse, palavras de Jorge, «é a diversidade das cartas para todos os gostos e todas as horas do dia». O próximo passo é levar o conceito do Bar do Mar aos outros quatro restaurantes.

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua de António Cardoso, 301 (Boavista)
Telefone
226092003
Horário
Das 19h30 às 23h00; fim de semana, das 12h30 às 15h30 e das 19h30 às 23h00. Não encerra.
Custo
() Preço médio: 23 euros

Website

GPS
Latitude : 41.15686789999999
Longitude : -8.641918400000009

Leia também:

Porto: primeira loja de rua Starbucks abre no centro histórico
8 marisqueiras no Porto onde comer bem e não gastar uma fortuna
Novo espaço do Porto serve waffle burguer e cone de piza