Há sobremesas para brindar na Blanchett, em Penafiel

(Fotografia: Miguel Pereira/Global Imagens)
Na montra, há sobremesas bonitas e deliciosas, com uma garrafeira à altura. A Blanchett nasceu porque dois jovens pasteleiros quiseram criar uma experiência de degustação de doces no centro da cidade.

São coloridas, elegantes e atraentes. Parecem, na verdade, pequenas esculturas alinhadas na montra. Só pelo critério da aparência torna-se difícil escolher, mas é o sabor que conta e é aí que entram Ana e Filipe, para desvendar os sabores e texturas que se escondem debaixo daquelas bonitas criações.

(Fotografia: Miguel Pereira/Global Imagens)

(Fotografia: Miguel Pereira/Global Imagens)

Ela era assistente social, ele farmacêutico, mas ambos sempre tiveram o gosto pela doçaria. Oito anos depois de Filipe ingressar na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto para perseguir o sonho, e desafiar Ana a seguir-lhe o exemplo – passando por restaurantes de renome, ao lado de chefs como Rui Paula e Pedro Lemos -, os dois jovens pasteleiros do Marco de Canaveses lançaram-se na aventura de abrir uma loja de sobremesas.

Na Blanchett, quiseram replicar a experiência de “degustação que se tem num restaurante, mas sem a refeição completa”, explica a dupla, inspirada por conceitos semelhantes que conheceram em viagens de pesquisa a Paris e outras cidades estrangeiras. À doçaria juntaram uma garrafeira de vinhos e espumantes para harmonizar com cada uma das sobremesas. Para já, o serviço está apenas disponível para grupos ou para levar para casa.

A seleção de seis sobremesas que todos os dias preenchem a montra varia de mês para mês, e alia técnicas de pastelaria francesa a sabores bem conhecidos dos portugueses. É o caso das natas do céu que ali tomam a forma de uma nuvem, composta por um creme aromatizado com laranja, um coração de doce de ovos, amêndoa crocante e um discreto molotof.

(Fotografia: Miguel Pereira/Global Imagens)

(Fotografia: Miguel Pereira/Global Imagens)

Aos poucos, a dupla promete ir introduzindo “sabores diferentes e inusitados”, como a sobremesa de chocolate negro recheado com um explosivo de maracujá no interior. Todas elas podem ser encomendadas em versão de partilha e também estão disponíveis opções sem lactose ou glúten, e vegan. Além das sobremesas individuais, todos os dias há ainda uma mão cheia de outras propostas doces: bolachinhas, biscoitos, queques, bolos, e também granolas e compotas caseiras. Para acompanhar com infusões, chocolate quente ou capuccino.

Os pasteleiros já estão a aceitar encomendas para a quadra natalícia – até 19 de dezembro – e especialmente para a ocasião criaram três novas sobremesas: o tronco de Natal, com côco e limão, a tarte de noz e a coroa de Natal, uma gulosa combinação de chocolate e praliné de avelã. Pedindo sugestão aos chefs, há na garrafeira da Blanchett o complemento ideal à mesa de festa, para harmonizar com os doces e brindar à ocasião.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend