Publicidade Continue a leitura a seguir

Há brunch todo o dia no recente Área 55, na Foz

Ovos, panquecas, tapiocas e bowls recheiam a carta do Área 55. (Fotografia: The Foodies Club)

Publicidade Continue a leitura a seguir

No novo Área 55, a dois passos de Serralves, eleva-se a experiência de brunch. Por um lado, porque toda a temática lança-nos para o espaço sideral, como comprova um Charlie Chaplin astronauta à entrada, a receber quem entra, por outro, porque se usam ingredientes pouco habituais nesta refeição que funde o pequeno-almoço e o almoço.

Foi a escassez de espaços com este tipo de oferta, em Cristo Rei, que motivou a abertura desta cafetaria, cujo nome é um piscar de olhos à base secreta da Força Aérea norte-americana Área 51, “onde tudo pode acontecer”, conta Teresa Bianchi, uma de três sócios, ao lado de Carlos e Sandra Bravo. No Área 55 essa imprevisibilidade quer-se no prato, com opções pensadas pela chef Sarah Salveggi, que podem incluir picanha, vitela, camarão, trufa e até foie.

Os clássicos estão garantidos, como panquecas doces e salgadas e ovos, mas há outras opções como a Bowl Yorkshire Pudding, que segue a receita tradicional britânica, e pode ser servida com vitela ou com presunto, a Bowl de Moqueca, que junta camarão, coco, pimentos e malagueta, e é servida com arroz basmati, sementes de sésamo e banana-pão frita, e a Bowl Vegan, como gnocchis caseiros de espinafres, béchamel vegetal à base de caju e creme de coco e alho frito. A chef destaca ainda o brioche barrado com manteiga de trufa negra, a sande de foie e figos em calda, com costelinha mendinha assada no forno durante quatro horas, e a tapioca com provolone grelhado, bacon e ovos.

As receitas de ovos são quatro, uma delas com alheira – a Benedict Tabafeira -, e outra com lâminas de picanha e molho béarnaise – a Benedict Picanha -, sendo esta última já uma das preferidas da clientela.

Sugere-se experimentar a “espacialidade” que é a Partícula, um doce que junta “obleas” – uma espécie de hóstia espanhola -, intercaladas com Nutella e cheesecake de manteiga de amendoim, ou as rabanadas com doce de ovos, servidas ao fim de semana.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.