Gondomar: A mercearia-taberna que serve apetitosas tábuas

Taberna do Repelão, em Fânzeres, Gondomar. Fotografia: Pedro Granadeiro/Global Imagens
A dois passos da estação de Fânzeres, a última da linha laranja do metro do Porto, encontra-se uma peculiar mercearia-taberna. Lá, servem-se tábuas tão apetecíveis que os clientes fazem quilómetros por elas.

Visitar o Repelão, como é carinhosamente tratado pelos clientes, é uma surpresa. Quem entra neste rés-do-chão de uma casa geminada numa zona residencial de Fânzeres encontra, antes de mais, uma bem abastecida mercearia com frutas, legumes, vinhos.

No Repelão, como lhe chamam os clientes, há fruta e legumes para venda, mas não só.
Fotografia: Pedro Granadeiro/GI

O espaço, que começou a funcionar há 36 anos como armazém de fruta, não abunda, mas surpreende pela variedade da oferta. Não se percebe logo o que está nas traseiras, mas o cheirinho bom a comida, e as vozes lá do fundo rapidamente denunciam que ali há mais do que uma mercearia.

Passando o estreito corredor, onde mal cabem duas pessoas, surge a taberna, com um balcão, pouco mais do que meia dúzia de mesas e um detalhe curioso – um armário onde estão expostas muitas chávenas de café.

O Repelão é uma surpresa que se pode descobrir de metro.
Fotografia: Pedro Granadeiro/Global Imagens

Em cima de quase todas as mesas se vê a mesma coisa: as tábuas de petiscos que a casa serve há doze anos, e que foram ideia do proprietário Manuel Ferreira. A fama delas atrai pessoas do Porto, da Póvoa de Varzim, Braga e Santo Tirso. Porquê?

Fartas e preparadas com esmero, as tábuas, que são aqui servidas há doze anos, falam por si. São bastante fotogénicas, se assim se pode dizer, e chegam aos comensais carregadinhas de petiscos, sendo o seu tamanho adaptado ao número de seja para uma pessoa, um casal, ou um grupo de quatro ou oito amigos. Alguns deles estão sempre garantidos, como o presunto, o melão, o queijo amanteigado, a alheira de Mirandela e a bôla caseira.

As tábuas da casa atraem gente de longe.
Fotografia: Pedro Granadeiro/Global Imagens

O resto depende daquilo que a mulher de Manuel cozinha no próprio dia. Podem ser moelas, bifanas, feijão preto, pataniscas. Ou polvo, camarão, mexilhão, se a visita for feita ao fim de semana. O melhor mesmo é sair na última paragem da linha laranja e descobrir esta pérola de Fânzeres.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

À descoberta da linha laranja do Porto com o novo passe
Passear entre Gaia e o Marquês à boleia do passe único
Onde ir com o passe entre Matosinhos e o Estádio do Dragão




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend