Na sua 24ª edição, a Mostra Gastronómica da Região da Gândara quer divulgar a riqueza gastronómica e a qualidade dos produtos locais, promovendo também a região como destino turístico fora da época do verão.
No centro da vila da Praia de Mira, terra de pescadores e agricultores, poderão então ser apreciados pratos como a sopa de vinhos de alho, sardinha na telha, bacalhau à moda dos enterros, caldeirada de enguias e pataniscas. Sarrabulho, ossinhos, favas à gandaresa, arroz de galo, carneiro guisado, cabidela de galo velho e torresmos com papas ou batatas cozidas são outras das sugestões. Nas sobremesas, os visitantes podem provar arroz-doce, filhoses, leite-creme, folar, pão da avó ou chupas de vinho.
O espaço vai ter uma zona de cozinha e restauração, uma esplanada comum, um programa de animação cultural e musical e ainda um setor de exposição de venda de produtos artesanais, no Largo da Barrinha. Inclui ainda uma área destinada ao artesanato, onde o artesão pode vender as suas peças e trabalhar ao vivo. De 15 a 17, haverá showcookings com chefs convidados, nos quais os visitantes podem participar, sempre pelas 16.00 horas.
A Mostra Gastronómica da Região da Gândara tem entrada gratuita.
As associações e restaurantes representados no evento são sete: Comissão de Melhoramentos da Praia de Mira, Grupo desportivo da Praia de Mira – Touring 1970, Lagonense Futebol Clube, restaurante O Cuco, o Pátio do Tabuínhas, Prazo Mercearia e Casa de Comer e a Confraria Nabos & Companhia.
24ª Mostra Gastronómica da Região da Gândara
14 a 17 de setembro
Vila da Praia de Mira