Publicidade Continue a leitura a seguir

Gaia: mariscar no Zizi, em frente à Praia da Aguda

A cataplana de marisco, disponível por encomenda. (Fotografia: Artur Machado/Global Imagens)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Os tons de branco e azul claro dão-lhe uma leveza que condiz com o cenário: o Zizi, nascido em 1970, pela mão de Manuel Ferreira, fica mesmo em frente à Praia da Aguda, em Vila Nova de Gaia. Inicialmente, era ao lado, onde está o bar Chez Maurice, e funcionava como tasca, mas entretanto virou restaurante especializado em peixe e marisco, recorda a filha Vera Ferreira, acrescentando que Zizi vem de Luzia, a irmã, na altura filha única. Também ela trabalha ali. E Manuel. “Com 51 anos de casa, continuo aqui a dar ao pedal, porque gosto”, conta.

Manuel e Vera Ferreira.
(Fotografia: Artur Machado/Global Imagens)

Os pratos costumam combinar peixe e marisco, mas quem estiver desejoso só deste último pode saboreá-lo como entrada (mexilhões, amêijoas, camarões, sapateira…) ou prato principal (açorda de marisco, por exemplo). Outra opção é a cataplana de marisco, que é feita com o que houver de fresco e está disponível por encomenda, além de ser, por vezes, a sugestão do dia. Há três anos, o espaço foi renovado, sem descartar as memórias: nas paredes surgem fotografias a preto e branco da Aguda, da família e de visitantes afamados, como Amália Rodrigues.


Entrega ao domicílio

Os pratos do Zizi também podem ser apreciados em casa. A taxa de entrega, num raio de 8 quilómetros, é de 2,50 euros (valor mínimo da encomenda: 25 euros).

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.