Funchal: sabores madeirenses pela mão de chefs convidados, no restaurante Kampo

O chef Júlio Pereira, no seu Kampo. (Fotografia de Artur Machado/Global Imagens)
A cozinha madeirense está no centro da iniciativa “12 chefs, 12 meses”, que arranca no próximo sábado, no restaurante Kampo, no Funchal. É lá que o chef Júlio Pereira vai receber outros cozinheiros, para, juntos, criarem pratos atendendo à sazonalidade dos produtos e às tradições locais. Uma forma de pôr em evidência os atrativos da Madeira também enquanto destino gastronómico.

A cada mês, Júlio Pereira recebe um chef – nacional ou internacional – no seu restaurante, levando-o a visitar o arquipélago, promovendo o seu contacto com produtores e produtos endógenos, antes de ir para a cozinha. O primeiro convidado é o chef Tiago Bonito, que conquistou uma estrela Michelin para o Largo do Paço, na Casa da Calçada, em Amarante – projeto que se encontra em remodelação. O evento, precedido de uma ida ao Mercado dos Lavradores, está agendado para as 13 horas e tem um custo de 55 euros por pessoa, bebidas incluídas.

O chef Júlio Pereira, nascido numa família de talhantes e agricultores, na Ericeira, mudou-se há anos para a Madeira, a terra da mulher, sem deixar de lado o continente. Aliás, depois do Kampo, abriu um segundo restaurante na ilha, de nome Akua, que remete para os sabores do mar e para os seus primeiros anos de vida, logo rente a ele. Já antes dinamizara eventos envolvendo outras personalidades do mundo da cozinha, tendo como palco o Kampo, um espaço descontraído, num primeiro andar, onde propostas algo elaboradas são servidas à mesa ou ao balcão.

Desta feita, as criações a quatro mãos vão traduzir-se em menus especiais, assentes em ingredientes endógenos, inclusive, produzidos em pequena escala ou de difícil acesso. “Todos os chefs convidados são desafiados a trabalhar produto de qualidade, sazonal e característico deste arquipélago, com uma abordagem contemporânea e a diversidade de técnica que cada convidado trará consigo”, lê-se em comunicado.

“É com enorme orgulho que partilho tanto a minha cozinha, como esta que agora é a minha ilha, com a chefs de várias origens e pontos do mundo. É um prazer receber convidados que partilham a minha paixão pela gastronomia e podermos criar experiências únicas que celebram e promovem a enorme beleza e diversidade de oferta do arquipélago, e que é única”, diz o anfitrião, citado na mesma nota.

Além de Tiago Bonito, já são conhecidos outros nomes integrados no projeto “12 chefs, 12 meses”. Rodrigo Castelo, do restaurante Ó Balcão, Bib Gourmand, em Santarém, é o convidado do evento de 25 de fevereiro. E Diogo Rocha, do Mesa de Lemos, em Viseu, com uma estrela Michelin, tem presença confirmada para 25 de março.

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua do Sabão, 6, Funchal, Madeira
Telefone
924 438 080
Horário
Das 12h30 às 15h e das 18h30 às 23h (de quinta a domingo abre meia hora m ais cedo). Não encerra.
Custo
(€€) Preço médio: 30 euros

Website

GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend